A harmonização facial é um assunto que desperta muita curiosidade nas pessoas e ficou ainda mais em evidência no meio dos famosos e nas redes sociais. O procedimento estético é indicado tanto para homens quanto para mulheres e o momento ideal para ser feito é quando se deseja melhorar a aparência do rosto e tornar seus traços mais harmônicos e joviais. 

Como funciona a harmonização?

O principal objetivo da técnica é proporcionar um maior equilíbrio às curvas e proporções do rosto. Para realizar esse procedimento, é necessário que um profissional qualificado faça uma análise das proporções faciais, indicando as áreas que precisam ficar mais harmoniosas. A partir disso, é possível ter a clareza para aplicar a técnica mais adequada e tornar o rosto mais equilibrado e proporcional.

“O rosto é o cartão-postal de uma pessoa. Para quem busca melhorar a sua aparência para aumentar a autoestima, tornar o rosto mais harmônico e manter a jovialidade. Por isso, o procedimento da harmonização trata-se de uma técnica de preenchimento facial que alinha e corrige os ângulos da face sem precisar de cirurgia”, explica o cirurgião-dentista Paulo Zahr.

O processo serve para destacar os pontos fortes da face e anular as áreas de sombra. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como a aplicação de toxina botulínica, o famoso Botox, o preenchimento facial, a bichectomia e a blefaroplastia.

Entenda os tipos de procedimento

A toxina botulínica, o famoso Botox, paralisa a musculatura, suavizando as rugas e as linhas de expressão e sua durabilidade gira em torno de 3 a 6 meses. Ela precisa ser acompanhada por um especialista de tempos em tempos para a sua renovação.

Com a aplicação dessa substância, é possível obter excelentes resultados na eliminação de rugas na região dos olhos, testa e pés de galinha, além de suavizar as conhecidas marcas de expressão.

Já no preenchimento facial, o procedimento utiliza o ácido hialurônico para modelar algumas regiões da face. É possível realizar o preenchimento dos lábios, tornando-os mais volumosos, reduzir olheiras, afinar o nariz e até corrigir as bochechas e o bigode chinês.

Além disso, com essa substância, pode-se reduzir diversas marcas de expressão, o que é ideal para garantir uma aparência mais jovem, promovendo uma pele mais bonita, hidratada e sem marcas. Mas vale lembrar que esse procedimento deve ser realizado de forma cautelosa para não gerar exageros nas expressões.

No caso de procedimentos que utilizam o Botox, muitos pacientes relatam uma melhoria significativa em sua aparência já nos primeiros dias após o tratamento. Com o passar do tempo, conforme a substância se ajusta e relaxa os músculos faciais, as rugas e linhas de expressão, tornam-se menos pronunciadas, proporcionando uma aparência mais jovem e revitalizada.

“Cada procedimento tem a sua finalidade, e isso pode ser facilmente alinhado com o profissional no assunto. Porém, esse alinhamento vai depender da necessidade do paciente e do que realmente ele espera do resultado. Uma outra técnica usada é a bichectomia, que remove tecidos gordurosos da região da face. Já a blefaroplastia promove a remoção das bolsas de gordura ao redor dos olhos”, explica Paulo Zahr.

No entanto, os resultados da harmonização facial podem levar algum tempo para se tornarem totalmente visíveis. À medida que os preenchedores dérmicos se assentam e o inchaço pós-procedimento diminui, você poderá apreciar os resultados completos em cerca de duas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *