Com a previsão indicando temperaturas acima da média para este mês de outubro, os cuidados com a pele se tornam ainda mais cruciais. O dermatologista Dr. Amilton Macedo, especializado em Dermatologia e Cosmiatria, compartilha orientações essenciais para adaptar a rotina de skincare nos dias de temperatura alta.

“Independentemente do tipo de pele, a prioridade é o protetor solar com FPS 30 ou mais, e a reaplicação pode ter intervalo menos que três horas em caso de suor excessivo ou contato com a água”, reforça Amilton. “O calor também aumenta o risco de algumas doenças de pele, como micoses, brotoejas, manchas, sardas e acne solar, então é importante manter a pele seca, especialmente nas áreas de dobras e usar roupas com tecidos leves”, afirma.

Já no rosto, uma região mais delicada e também mais exposta, o médico dá dicas importantes de como adaptar o skincare:

Hidrate mais e melhor

Mesmo as pessoas com pele oleosa não devem descuidar da hidratação, então é fundamental beber bastante água e também usar hidratantes adequados ao seu tipo e condição de pele – para as peles mistas e oleosas, as texturas fluidas e aquosas são mais indicadas pela rápida absorção e sensação de frescor.

Amilton também sugere substituir o óleo facial noturno por um sérum ou gel rico em ativos calmantes, de reparação e regeneração durante a noite. Assim, ele vai suavizar linhas finas, fechar poros e dar uma melhorada geral na aparência do rosto.

Limpeza

No calor, as peles oleosas produzem mais sebo, favorecendo a oleosidade e o aspecto brilhante. Se a limpeza da pele não for feita adequadamente, os poros podem ficar obstruídos, contribuindo para o surgimento de acnes. Amilton indica limpar com produtos de texturas mais leves, como sérum ou gel, para todos os tipos de pele. Outra dica é deixar a água termal na geladeira e borrifar ao longo do dia ou após lavar o rosto com o sabonete facial.

Para as peles secas, a aposta é nos sabonetes líquidos, que auxiliam na limpeza profunda e tenham componentes hidratantes para deixar a pele mais saudável.

Cuidados

O retinol é uma forma de vitamina A que funciona incrivelmente bem para reverter danos, estimulando o colágeno e diminuindo os poros abertos. No entanto, não é indicado para o calor. Melhor investir em ácido hialurônico, que hidrata e preenche linhas e rugas de expressão, sem irritar a pele.

A make no calor também merece atenção. Os poros ficam mais dilatados e podem ser obstruídos com a maquiagem, prejudicando a saúde da pele. Opte por maquiagens ideais para o clima quente ou então, misture sua base com o hidratante para criar uma cobertura mais leve e uniforme, que não irá bloquear os poros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *