A depilação com cera é uma alternativa para muitos homens e mulheres que querem manter o resultado por um tempo mais longo, já que, em média, a aparição dos pelos só ocorre depois de 20 a 25 dias após o procedimento.

Como o método é muito utilizado, pois entrega um ótimo resultado, há uma procura muito alta para realizar este tipo de depilação. A biomédica especialista em biossegurança, Daniela Pontes, adverte que erros ao utilizar cera podem colocar a saúde da pele em risco. “A depilação com cera é uma técnica eficaz, mas é fundamental seguir algumas regras simples para evitar complicações dermatológicas”, afirma.

Entre os erros graves que podem ocorrer durante a depilação com cera, a especialista destaca alguns comuns em não especialistas.

Higiene inadequada

A falta de higiene na preparação da pele ou materiais utilizados na depilação pode resultar em infecções bacterianas, incluindo foliculite. A limpeza adequada é essencial para minimizar esses riscos.

“É importante que os profissionais mantenham os materiais esterilizados e higienizados, além de realizar uma antissepsia na pele para reduzir a carga microbiana para depois fazer a depilação. Espátulas de madeira devem ser usadas exclusivamente no cliente e descartadas após o uso, assim como a cera, para que não tenha nenhum tipo de contaminação”, alerta Daniela Pontes.

Temperatura incorreta

O aquecimento da cera a uma temperatura excessivamente alta pode causar queimaduras na pele, manchando a pele do cliente, enquanto a cera muito fria pode tornar o processo ineficaz e doloroso.

“Queimaduras ou desconforto no momento da depilação é algo que pode fazer com que o cliente desista do método. Por isso, é importante que os depiladores certifiquem que a cera está em uma temperatura adequada”, explica.

Reutilização de cera

Daniela Pontes alerta que o reaproveitamento de cera pode levar à contaminação cruzada e infecções, portanto, a cera deve ser descartada após cada uso.

“Assim como as espátulas de madeira, o uso da cera deve ser exclusivo para o cliente. Ao mergulhar a espátula no recipiente que possui o produto,colocá-lo em contato com a pele e repetir este processo, a cera pode ser contaminada com algum tipo de bactéria ou fungo. Portanto, é importante que se utilize o produto de forma individual”.

Utilizar cera caseira

Não é permitido nenhum tipo de fabricação de produtos em espaços de beleza, pois isso pode trazer problemas.

“A industrialização dos produtos é rigorosa. Há uma checagem da qualidade das matérias primas, rigor no processo e os produtos são testados e validados. A cera caseira pode trazer danos aos clientes, por isso, não deve ser utilizada”, diz.
 

A especialista enfatiza a importância de buscar um profissional qualificado para realizar a depilação com cera, observando as diretrizes de higiene e segurança. “É fundamental que as pessoas estejam cientes dos riscos e tomem precauções para manter a saúde da pele durante o processo de depilação”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *