A médica dermatologista Dra. Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), revela o que é mito e o que é verdade quando o assunto é celulite.

Usar roupa apertada:
Mito. A roupa apertada não causa celulite, mas pode sim agravar o quadro. “Um dos fatores que contribui para a celulite é a circulação deficiente no local. Uma roupa mais apertada dificulta a drenagem linfática e sanguínea da região e pode contribuir para a piora da celulite já existente”, explica.

Água com gás:

Mito. Água com gás não tem relação com celulite. Já o consumo bebidas feitas com grandes quantidades de açúcar como os refrigerantes, podem contribuir para o surgimento dessa condição”.
 

Consumo e álcool piora o quadro:

Verdade. As bebidas alcoólicas costumam ser bastante calóricas, favorecendo o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores associados à piora da celulite.
 

Somente pessoas obesas têm celulite:
Mito. Cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, têm celulite. Mas é fato que a obesidade está diretamente relacionada ao aparecimento, já que o depósito de gordura sob a pele é o fator principal para o surgimento da condição.
 

Cremes para firmar a pele podem curar a celulite:

Mito. Nenhum creme pode reduzir a aparência da celulite. Muitos cremes têm sido sugeridos sem nenhuma evidência de eficácia, exceto a hidratação da superfície da pele.
 

O que de fato trata o problema:

“Atualmente existem diversas intervenções para o tratamento da celulite, incluindo a subcisão, os bioestimuladores injetáveis e tecnologias com radiofrequência, com ondas acústicas e com ultrassom. É preciso ressaltar que uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são aliados essenciais nesse tratamento”, finaliza a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *