Pontas duplas, ressecadas, fios quebrados ou com queda excessiva são claros sintomas de cabelos danificados. Geralmente, a fibra capilar é afetada quando é submetida a atitudes nocivas e que, muitas vezes, fazem parte da rotina das pessoas e elas nem percebem que estão sendo extremamente agressivas com as madeixas.

Para exemplificar algumas condutas inadequadas, a tricologista Viviane Coutinho, docente da Associação Brasileira de Tricologia (ABT), detalhou sete hábitos que são inimigos de um cabelo bonito e saudável.

Veja a seguir!

Exposição ao sol

Muitas pessoas não fazem uso de protetor solar para os cabelos, mas deveriam, já que o excesso de sol pode ser um forte agressor. Viviane diz que, quanto maior o tempo de exposição, maior será o dano, já que os raios solares danificam a queratina capilar. Portanto, prefira cremes que tenham em sua composição filtro solar.

Água de piscina ou do mar

No calor, é quase impossível não aproveitar o tempo livre curtindo um dia na praia ou na piscina. Acontece que tanto o excesso de sal quanto de cloro são prejudiciais aos fios. Isso não quer dizer que devemos abrir mão do lazer, mas é indicado que, após a exposição a essas situações, seja feito um tratamento potente com alguma máscara de hidratação. Além de ajudá-los a se recuperar, irá devolver os nutrientes perdidos.

Uso excessivo de ferramentas quentes

Chapinha, secador e modelador de cachos danificam demais o cabelo, principalmente quando são usados constantemente. Nesse caso, vale a ressalva: nunca use nenhum desses utensílios com os fios molhados e sempre, em qualquer hipótese, use um protetor térmico para evitar que eles fiquem ressecados, fracos ou quebradiços.

Prender ou dormir com o cabelo molhado

Para que o couro cabeludo respire, usar o cabelo solto é sempre a melhor opção. Entretanto, prendê-los se faz necessário em alguns momentos. Neste caso, evite fazer isso enquanto eles estiverem molhados e opte por prendedores em que o elástico seja revestido por algum tipo de tecido. Isso irá evitar que os fios se quebrem facilmente. A mesma indicação se aplica à dormir com o cabelo molhado: não é indicado por ser um facilitador para a proliferação de fungos na região. Lembre-se sempre de esperar os fios secarem.

Banho quente

Mesmo que tomar um banho quente seja sempre uma boa pedida, principalmente no inverno, evite que seu cabelo tenha contato com a água em altas temperaturas, já que ela pode ressecá-lo bastante. Escolha lavar os fios com água morna ou fria.

Má alimentação

Uma alimentação pobre em nutrientes e minerais fará com que seu cabelo não tenha brilho natural e esteja constantemente enfraquecido. Para evitar que ele seja danificado, escolha seguir uma dieta rica em proteínas, vegetais e verduras.

Excesso de procedimentos químicos

Não é um excesso repetir que os procedimentos químicos, quando usados de maneira descontrolada, são grandes vilões. Além de serem a porta para um agressivo corte químico, também podem deixar os fios elásticos, quebradiços, fracos, com pontas variadas e ressecados. Use com moderação e sempre alie o procedimento com algum tipo de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *