Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, todos sabem como é necessário ter atenção redobrada em relação à saúde. Porém, muitos esquecem que os cabelos também precisam de cuidados especiais durante essa época mais fria. Andréa Biazatti, professora do curso de Estética e Cosméticos, explica como manter os fios capilares saudáveis.

“Devido ao clima seco e vento frio, é importante definir uma rotina de cuidados. O mais importante é hidratar o cabelo uma ou duas vezes por semana, seja com ampolas ou máscaras hidratantes. O ideal é que esses produtos tenham fórmulas nutritivas, como óleos vegetais, pantenol ou ceramidas. Isso fortalecerá os fios e reduzirá o frizz”.

“Outro fator que deve ser levado em consideração é a temperatura da água. Durante o inverno, as pessoas costumam evitar banhos frios e dão preferência aos quentes. Porém, isso resseca mais ainda o cabelo, retirando a oleosidade capilar. O couro cabeludo também acaba sendo prejudicado, causando coceira e descamação, por exemplo. Nesse caso, o correto é tomar banho com água morna”, acrescenta Andréa Biazatti.

Em relação ao cabelo molhado, é indicado secá-lo um pouco antes de sair de casa. A umidade excessiva na região pode causar problemas capilares, o deixando mais vulnerável a danos. “Isso pode ser feito com toalha ou secador. Se for utilizar o aparelho, a opção de temperatura deve ser a média. A exposição frequente ao calor deixa os fios mais opacos e propensos à quebra. Além disso, antes de usá-lo, é importante aplicar protetor térmico para protegê-los”, explica a professora.

Também é importante não dormir com os fios úmidos, pois pode causar seborreia e caspa. Outros fatores que fortalecem os cabelos são uma dieta saudável e balanceada, assim como o consumo constante de água durante o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *