Com muita frequência, os médicos identificam nas consultas alguns erros comuns dos pacientes e que podem comprometer a qualidade da pele. A dermatologista, Núbia Carvalho, explica que, de forma geral, eles podem ser facilmente corrigidos. Veja abaixo onde você pode estar errando e como melhorar sua pele.

1- Tomar banhos muito quentes

Especialmente em dias frios, como os que temos vivido, tomar banhos muito quentes é bastante comum. Esse ato pode provocar um ressecamento intenso da pele, reativando doenças como psoríase e dermatite atópica ou simplesmente deixando a pele sensível, craquelada e com coceira. Assim, o ideal seria tomar banhos mornos, mas caso você não consiga, prefira, então, banhos rápidos e, logo após, caprichar no uso de um bom hidratante específico para o seu tipo de pele.

2- Pele oleosa ou com acne não precisa de hidratação

Toda pele precisa de hidratação, incluindo as oleosas e acneicas. Inclusive, o uso de tratamentos para acne pode ressecar em excesso a pele e levar a um efeito rebote hiperestimulando as glândulas. Portanto, as peles oleosas devem, sim, receber hidratação, porém, com o uso de produtos específicos que podem até mesmo conter substâncias que auxiliem no tratamento e controle da oleosidade.

3- Não remover a maquiagem antes de dormir

É muito frequente o relato de não remoção da maquiagem à noite. Temos que considerar que, caso ocorra com frequência, esse hábito pode obstruir os poros piorando a oleosidade da pele e até favorecendo o aparecimento de espinhas.

4- Usar no rosto produtos que são para o corpo

A pele do rosto é mais delicada que a do corpo e tem uma série de particularidades. É muito comum a mesma pessoa ter pele seca no corpo e oleosa no rosto, então, é importante separar os hidratantes, sabonetes e protetores específicos para cada região. Assim, cada necessidade pode ser atendida e você não corre o risco de agravar problemas já existentes.

5- Maus hábitos de vida

A pele nada mais é que o reflexo dos nossos hábitos do dia a dia. Uma alimentação saudável que prioriza alimentos nutritivos e evita o consumo de produtos ultraprocessados e ricos em sódio, açúcar e gordura, assim como uma boa ingestão hídrica, é capaz de promover equilíbrio ao corpo e, consequentemente, à pele. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *