Você sabia que hoje, 24 de julho, é considerado o Dia Internacional do Autocuidado? O autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e trata da forma como a população estabelece e mantém a própria saúde, e como prevenir e lidar com as doenças. E o processo de autocuidado inclui, é claro, os cuidados com a pele.

As diferentes estações do ano impactam de forma variada a pele humana, que reage às mudanças de temperatura e clima. Esta é uma estação que tende a apresentar umidade mais baixa e mais vento, podendo trazer sensibilidade e ressecamento, principalmente para a pele do rosto. Mas como é possível manter a saúde e a beleza do maior órgão do nosso corpo durante os dias mais frios?

A especialista em estética Victória Mezêncio explica que os cuidados nesse período do ano são específicos e diferentes dos que são aplicados no verão. “Banhos quentes, vento gelado, tempo seco… Todos esses elementos combinados tornam a pele mais sensibilizada durante o frio. Se no verão a principal preocupação é com a proteção solar, no inverno ela também deve ser priorizada, claro, mas com alguns cuidados complementares, como o reforço na hidratação, pois a tendência é que o brilho e o viço fiquem menores”.

Esse período também é indicado para tratamentos estéticos, justamente pela menor exposição da pele aos raios solares e pelas baixas temperaturas. “Tratamentos como peelings, laser e aplicação de ácidos são mais indicados durante o inverno, e também fazem parte dos cuidados frequentes com a pele”, ressalta Victória.

A especialista indica 10 cuidados para ajudar a pele a atravessar o inverno se mantendo saudável e bonita. Confira!

1) Não esqueça de beber água

Esse é o conselho básico para uma pele saudável e bonita, mas que muita gente acaba não seguindo durante os dias mais frios. No inverno, é indispensável manter a ingestão de água em quantidades adequadas. Para quem tem dificuldade de ingerir água no frio, a dica é dividir a quantidade necessária de ingestão de líquidos em água pura, chás e água saborizada. Vai ficar muito mais fácil manter a saúde da pele no inverno!

2) Lembre-se do protetor solar

Se no verão os dias ensolarados e quentes lembram a necessidade de aplicação do filtro solar, no inverno, com dias mais frios e nublados, é comum cometer o erro de deixar o filtro solar de lado. Não faça isso! Mesmo em dias chuvosos e frios, a incidência de raios solares continua acontecendo. A pele precisa de proteção solar constantemente, então crie o hábito de aplicar o produto diariamente antes de sair de casa, independentemente do clima lá fora, ok?

3) Cuidado com a temperatura do banho

Os dias mais frios pedem banhos mais quentes – e muitas vezes, mais demorados. Mas é preciso ter cuidado: o banho muito quente e longo irrita o manto hidrolipídico, ou seja, a camada de gordura que protege a pele, tornando-a ressecada. A dica é optar por temperatura morna no banho e menos tempo debaixo da água. Opte por sabonetes mais suaves, como os glicerinados.

4) Hidrate o corpo após o banho

Muito se fala da pele do rosto, mas a pele do corpo também sofre no inverno! Para mantê-la sempre macia e saudável, a dica é aproveitar o momento após o banho, quando o vapor quente do banheiro ainda está circulando, para a aplicação do hidratante corporal. Isso ajuda o creme a penetrar melhor e confere ainda mais maciez à pele.

5) Hidratante X tipo de pele

Essa é uma dica para o ano inteiro, mas é importante reforçá-la no inverno pois, com o ressecamento da pele, as pessoas podem acabar optando por usar cremes mais “pesados”, sobretudo na área do rosto, que é muito sensível. O hidratante para o corpo é diferente do hidratante para o rosto, bem como o tipo de pele deve ser considerado na escolha dos cremes. Se seu rosto é oleoso, por exemplo, opte sempre por um hidratante leve próprio para a área e oil-free. Se a pele do corpo é ressecada, os cremes próprios para este tipo de pele são indicados.

6) Procedimentos dermatológicos

O inverno é a época ideal para a realização de procedimentos estéticos e dermatológicos, tanto por conta das baixas temperaturas quanto pela menor exposição solar. É o momento certo para tratamentos como peelings, laser, depilação, entre outros. Aproveite esta época para chegar com a pele perfeita no verão!

7) Cuidados com os lábios

Mesmo hidratando e cuidando da pele da maneira correta, muita gente se esquece dos lábios, que sofrem muito nesse período do ano! Sempre tenha à mão um hidratante labial para aplicar, evitando o ressecamento e as rachaduras na região.

8) Atenção à alimentação

Assim como a ingestão de água, a alimentação também tem papel crucial na saúde e beleza da pele. Capriche nas frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, também são uma ótima opção.

9) Hidrate as mãos e pés

Assim como os lábios, as mãos e pés também costumam ser esquecidos no momento da hidratação! Ao passar hidratante no corpo após o banho, não se esqueça dos pés, que são uma região sensível e muito propensa ao ressecamento. Para as mãos, lembre-se sempre do filtro solar e de um creme específico para a região, garantindo a beleza da pele por mais tempo.

10) Produtos de verão X produtos de inverno

Como disse logo acima, a pele também muda conforme a estação muda. Então, alguns produtos utilizados no verão podem precisar ser substituídos no inverno, então sempre tenha atenção. Por exemplo: se você usa diariamente um adstringente e notou que nos dias mais frios a pele ficou mais repuxada depois da aplicação do produto, significa que está havendo ressecamento. Para estes dias, prefira utilizar um limpador facial com ação hidratante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *