O especialista em colorimetria e Hair Stylist, Luigi Moretto, explica o que fazer antes e depois de tingir os fios sem danificar os cabelos já que antes mesmo de pensar colorir os fios, é preciso fazer isso forma segura para preservar a saúde e garantir a aparência. “Qualquer processo de coloração dos fios precisa do uso de diversas substâncias químicas que podem alterar a fibra capilar, mas é possível minimizar esses danos tomando algumas medidas preventivas que devem ser feitas antes e depois do processo químico”, alerta.

Luigi explica que o cabelo já sofre diariamente com fatores que vão desde a maneira que se penteia os fios, como seca, o ambiente em que vive, dentre outros. Por isso, o especialista separou cinco dicas simples, mas essenciais, para entrar neste processo de cabeça, sem preocupação.

Equipamentos de calor

A chapinha, o secador e babyliss, por exemplo, emitem temperaturas muito altas, mas que acabam sendo necessárias para muita gente na hora de arrumar os cabelos ou até de proteger a saúde em dias mais frios. “Como a tintura é um processo que necessariamente abre as cutículas, é fundamental evitar outros procedimentos que podem danificar as madeixas. Se o uso for necessário, é essencial o uso do protetor térmico para diminuir o impacto do calor das ferramentas”, avisa o Hair Stylist.

Cuidados diários básicos

Cabelo fortalecido é bom para quem passa por processos químicos ou não. É um cuidado básico que só consegue quem aplica diversas práticas no dia a dia, que vão desde uma alimentação balanceada até a aplicação frequente de máscaras de tratamento e cronograma de tratamento individualizado.

Luigi explica que o fio precisa estar preparado para receber química, pois se os fios já estiverem fragilizados, os resultados não serão o mesmo, nem na cor desejada. Para isso, ele fala que vale começar por uma hidratação ou uma nutrição com óleos vegetais.

Teste de mechas

“O cabelo pode ser cacheado, liso, fino ou grosso, todos precisam passar pelo teste de mecha para certificar que o fio vai resistir ao procedimento da coloração. Isso evita que aconteça um corte químico, por exemplo, que o dano máximo que um fio pode chegar. É preciso ainda fazer este teste cerca de 48h antes da coloração completa, porque é o tempo suficiente para ver como as madeixas irão reagir ou se surgirá algum tipo de alergia”, ensina.

Tintas sem amônia

Se os fios tiverem necessidade de uso de tintas, ao invés de tonalizantes, por exemplo, é preciso reduzir os danos na hora de colorir priorizando o uso de tintas sem amônias. “Essa substância sensibiliza muito mais os fios e atualmente temos inúmeras opções no mercado que agem só na área externa dos cabelos, sem abrir as cutículas e sem agredir demais”, diz Luigi.

Máscaras de reconstrução capilar

Se depois do cabelo ser colorido, aparecerem frizz, pontas duplas e ressecamento, os cuidados não podem ser deixados de lado mesmo após o final do tingimento. Para isso, a dica do especialista é o uso do cronograma capilar. “Essa agenda de tratamentos são dividida em três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição, sendo que cada uma delas tem uma função específica e devem ser feitas com produtos devidamente indicados para cada cabelo”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *