Seus cabelos são finos ou ralos? Várias pessoas são afetadas com isso e muitas nem sabem o que causou, assim como também não sabem como tratar e recuperar os fios. Mas a hairstyle Pati Macedo diz que esse nem sempre é um problema causado ao longo dos dias e que a genética também influencia. Além disso, ela cita as diferenças entre eles, compartilha dicas para ajudar a recuperar o dano e acaba com a dúvida: o shampoo engrossador realmente funciona?

“De início, é importante dizer que cabelo fino não é o mesmo que cabelo ralo. As pessoas associam isso e acabam buscando soluções que nem sempre são necessárias. Cabelos finos são assim por conta da estrutura mais fina de sua haste, já os cabelos ralos se referem à quantidade de fios existentes no couro cabeludo. Isso é da genética de cada um, mas existem alguns hábitos que podem prejudicar”, 

Entre as principais causas, Pati cita fatores externos e internos: “O uso excessivo de procedimentos químicos causam fissuras nas fibras capilares e isso estimula a perda de massa, assim como fontes de calor como chapinha, secador e babyliss. Também pode ser deficiência de vitaminas, estresse, desequilíbrio hormonal e até mesmo reação a algumas anestesias. Estes são pontos que podem ser tratados, mas se for da genética de cada um, apenas podemos melhorar. Uma vez que alguém nasce com o cabelo fino, ele será sempre fino em sua essência”, explica. “Vale observar se o cabelo era grosso e ficou fino ou se ele sempre foi assim. Se houver mudança e ele for ficando menos denso, o que chamamos de rarefação, é muito provável que isso aconteça devido ao enfraquecimento dos fios que estão perdendo nutrientes e queratina”.

E os shampoos engrossadores, será que cumprem o que prometem? A especialista responde que eles podem, sim, ajudar: “Ajuda, mas não faz milagre. Além do mais, os resultados só serão percebidos se o tratamento for feito da forma correta. O ideal, em qualquer situação, é passar por um especialista, pois será ele quem irá indicar as melhores opções de produtos”.

Confira as dicas da especialista para ajudar a engrossar os fios!

Como anda sua alimentação?

“A alimentação saudável é sinônimo de cabelo saudável. Procure ingerir alimentos ricos em proteínas e gorduras boas no seu dia a dia”.

Acerte no shampoo e no condicionador

“Escolha as opções certas para seus fios. Como aqui o objetivo é engrossar, opte por aqueles que oferecem isso, geralmente, os que têm ingredientes naturais”, diz.

Evite fontes de calor

“Chapinha, secador, _babyliss_… Use com moderação. Aplicar altas temperaturas nos fios faz com que eles fiquem fracos e bem mais suscetíveis à pontas duplas, queda e ressecamento”, alerta.

Faça uma pausa na rotina

“Nosso dia a dia é corrido e sei disso porque o meu também é, mas tente tirar um tempo para relaxar, descansar… Nosso emocional afeta nosso corpo em diversos aspectos, inclusive na saúde capilar”.

Tenha delicadeza aos pentear o cabelo

“Seja paciente, comece de baixo para cima… Aplicar força na hora de pentear os fios, além de machucar o couro cabeludo, ainda vai quebrá-los com mais facilidade. Que tal tirar esse tempinho também para se cuidar?”, sugere.

Não passe shampoo no comprimento dos fios

“Recebo muitas clientes que estão acostumadas a passar shampoo em todo o cabelo, mas o shampoo serve para remover as impurezas do couro cabeludo, então, não precisa esfregar os fios. Isso estimula o desgaste das fibras capilares, o que vai deixar eles finos e ralos. O ideal é aplicar apenas na raiz e massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos”.

Faça tratamentos com especialistas

“Existem diversas receitas caseiras, mas é muito importante ter o acompanhamento de um profissional que sabe o que está fazendo e que pode, de fato, te ajudar a melhorar a saúde dos seus cabelos. Nosso cabelo faz parte da nossa imagem e mexe com a autoestima de muita gente, então, vale a pena dar uma atenção especial à eles”, Pati finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *