Seja para cobrir fios brancos, ressaltar a cor ou mudar o visual, muitas pessoas apostam na coloração. E você que está pensando em se submeter já deve ter ouvido muitos boatos sobre o tema que podem parecer verdades.
Pensando nisso, a cabeleireira e visagista facial Janny Mota separou 11 algumas dúvidas sobre o procedimento.
É preciso reparar os fios após a coloração
Verdade. Por mais que o produto seja de qualidade e a coloração seja realizada por um bom profissional, as transformações químicas danificam os fios. Após o procedimento, os cabelos ficam mais elásticos e fragilizados. É necessário devolver elementos como aminoácido e queratina para que a força não seja tão comprometida. Faça máscaras reconstrutoras. A escolha de cosméticos polinutritivos no dia a dia também favorece muito a manutenção da cor.
Deixar a tinta no cabelo mais tempo faz a cor ficar mais intensa
Mito. Não é recomendável deixar o produto além do indicado pelo fabricante, pois isso pode agredir ainda mais os fios. Do mesmo jeito, tirar antes do tempo também não é uma boa ideia.
Clarear os fios é mais difícil que escurecer
Verdade. A tintura só clareia até três tons. Dependendo da cor dos seus cabelos, para chegar a um tom claríssimo, você precisará passar por uma descoloração para tirar os pigmentos naturais. Quando o assunto é escurecer os cabelos, o procedimento é bem mais fácil e com menos danos.
Coloração sem amônia não traz o mesmo resultado
Mito. Muitas pessoas acreditam que a coloração sem amônia não garante uma boa fixação nos cabelos, mas a verdade é que muitos destes produtos oferecem uma boa cobertura, como cor duradoura e intensa. Além disso, esse tipo de fórmula faz uma alteração mais suave do pH capilar, evitando a sensibilização da estrutura dos fios e a mantendo a saúde capilar.
Cabelos virgens são mais fáceis de colorir
Verdade. A coloração faz uma cobertura melhor em fios que nunca foram coloridos. Isso porque a tintura faz neutralização dos pigmentos naturais com facilidade.
Tingir os fios muitas vezes, pode danificá-los
Verdade. Por isso, é necessário fazer um intervalo entre os procedimentos de no mínimo 30 dias. Durante esse período é preciso tratar os fios antes de passar por uma nova coloração. O excesso de químicas presentes na fibra capilar pode danificar os fios e deixá-los ressecados.
Tintas de cabelo podem trazer reações alérgicas
Verdade. Algumas pessoas podem ter alergia a alguma substância química da fórmula. As principais reações são coceira e vermelhidão no couro cabeludo. Por isso, é importante fazer o teste da mecha.
Não é aconselhável fazer alisamento químico e tingir no mesmo dia
Verdade. Um profissional pode até realizar os dois procedimentos no mesmo dia, mas o recomendado é não agredir os fios no mesmo período. O ideal é que haja um intervalo entre a coloração e o alisamento. Inclusive, alguns tipos de produtos são incompatíveis entre si e podem desestruturar a fibra capilar, causando o tão temido “corte químico”, que é uma quebra severa dos fios.
É bom deixar alguns dias sem lavar antes de tingir os fios
Verdade. Os óleos naturais do couro cabeludo protegem os fios durante o processo de coloração e diminuem bastante a sensação de irritação no couro cabeludo. A quantidade de dias sem lavar vai depender do seu tipo de cabelo, mas o recomendado é em média de 24 a 48 horas antes do procedimento.
O comprimento do cabelo afeta a quantidade de coloração necessária
Verdade. Se os seus cabelos são muito compridos ou grossos, talvez seja preciso usar duas embalagens de coloração para cobrir totalmente os fios.
Shampoo para cabelos tingidos funcionam
Verdade . Usar um shampoo específico para cabelos tingidos faz com que os pigmentos permaneçam mais tempo nos fios. Esses produtos também ajudam a manter a hidratação nos cabelos coloridos artificialmente.
CONTINUE LENDO →