A gluteoplastia é um procedimento para aumento do bumbum que tem como objetivo de remodelar a região, restaurar o contorno, a forma e o tamanho dos glúteos, com fins estéticos ou para corrigir deformidades, por sequelas de acidentes, doenças, por exemplo.

O cirurgião plástico Dr. Hugo Sabath, explica que geralmente a cirurgia é feita com o implante de próteses de silicone, mas outra opção é o enxerto de gordura retirado da lipoaspiração de outro local do corpo. O procedimento costuma gerar bons resultados estéticos, com poucas cicatrizes.

O especialista explica que a anatomia dos glúteos é composta por três músculos principais: glúteo máximo, médio e mínimo. Cada um com funções específicas. É preciso entender muito bem cada um.

  • Máximo: além de ser o maior e mais superficial, tem a função de extensão do quadril e funciona como componente importante para rotação lateral.
  • Médio: funciona como um importante músculo para levantamento e rotação das pernas.
  • Mínimo: é o mais profundo e está diretamente ligado à função de rotação medial e flexão das pernas.

Diferente do que acontece com o silicone em outras partes do corpo, por exemplo, em que o implante fica tanto em cima quanto abaixo do músculo, a depender da escolha da paciente. “Na cirurgia de gluteoplastia, a prótese é colocada principalmente entre os glúteos máximo e médio, justamente pela sua localização mais superficial, para dar um aspecto mais natural”, ressalta o cirurgião.

Divulgação

Existem 2 modelos de próteses de glúteo: a redonda (muito semelhante a prótese de silicone da mama) e que é indicada para pacientes mais baixinhas, que apresentam o bumbum mais estreito. E a prótese oval, indicada para pacientes mais altas e mais longilíneas, com o bumbum mais alongado. Os tamanhos variam assim como as próteses de silicone, de acordo com o paciente e a sua necessidade para o preenchimento dos glúteos.

  • Próteses de silicone: É realizada duas pequenas incisões na parte de cima das nádegas (parte escondida na dobra dos glúteos) para colocar os implantes de silicone, que são geralmente de formato oval ou redondo. O tamanho da prótese é escolhido pelo paciente, juntamente com o cirurgião plástico, de acordo com os objetivos estéticos e a técnica da cirurgia, mas geralmente contém cerca de 350 ml.
  • Enxerto de gordura: a remodelação com enxerto de gordura, também chamada de lipoenxertia, é feita com a introdução de células de gordura nas nádegas, que foram extraídas por lipoaspiração de outra região do corpo, como a barriga e pernas. Por este motivo, é possível combinar na mesma cirurgia, a gluteoplastia com a lipoaspiração ou lipoescultura.

Para as pacientes que tiveram um emagrecimento considerável e acabaram ficando com o bumbum caído e flácido, a prótese não ajuda a levantar. Para estes casos seria necessário fazer uma remoção do excesso de pele e recolocação dos implantes em seguida.

A gliuteoplastia é indicada para quem possui os glúteos pequenos, de pouca projeção, disformes e tem como objetivo conceder mais volume e reduzir a flacidez. Α cicatriz fica escondida no sulco interglúteo, não aparecendo nem se paciente usar biquíni fio dental, mas é necessário ter cuidado com o pós-operatório.

“Os cuidados pré-operatórios da gluteoplastia são essenciais para garantir que a cirurgia ocorra de forma satisfatória e, dessa forma, os riscos que possam trazer problemas à saúde sejam reduzidos ou então evitar que a paciente não alcance os resultados esperados.” finaliza o Dr. Hugo Sabath.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *