Cuidar da beleza se tornou um passo expressivo no dia a dia de quem a enxerga como um ato de autocuidado. Quando o assunto é cabelo, isso fica ainda mais aparente, tendo em vista que as brasileiras são apaixonadas por suas mechas. 

Uma técnica para tratar os cabelos que está muito em alta como um verdadeiro spa em casa é o cronograma capilar. Nas redes sociais existem grupos com milhares de pessoas trocando dicas de como fazer o passo a passo que envolve hidratação, nutrição e reconstrução.

Mas quais seriam os principais motivos que levam uma mulher a fazer o cronograma capilar e por que é tão interessante fazê-lo?

Primeiro é importante entender como ele funciona.

O cronograma capilar é uma série de cuidados feitos para recuperar o brilho, a estrutura e a maciez dos fios. Ele está dividido em tratamento para hidratar, ou seja, para repor água perdida com a ação do tempo. O segundo passo é a nutrição, que consiste na reposição de lipídeos. Por último há o cronograma de reconstrução, que busca devolver massa para a fibra capilar danificada por processos químicos ou uso de ferramentas de calor, como a chapinha e o secador. 

Tais passos variam de acordo com a necessidade do cabelo. Para saber qual é a melhor forma de iniciá-lo, faça o teste do copo d’água. Ele consiste em pegar um copo com água e colocar um fio de cabelo dentro. Espere três minutos e veja como ele se comporta no líquido. Se ficar na superfície, é ideal começar com a hidratação. Caso fique no meio, nutrição. Se afundar, parta para o cronograma reconstrutor.

“Gosto de indicar o cronograma de reconstrução, principalmente, para quem está com os fios danificados, muitas vezes por descoloração. Na primeira semana, provavelmente, a pessoa sentirá os fios meio rígidos, porém, isso vai mudar com os próximos passos, retomando a maciez de um fio saudável”, diz Lucy Cossenzo, cabeleireira e terapeuta capilar de São Paulo. “Para as loiras descoloridas é interessante notar que o cronograma retira aquele aspecto elástico dos fios, o famoso efeito chiclete”, completa. 

O grande motivo para investir na técnica, segundo Lucy, é que ela funciona como uma espécie de reeducação alimentar que fazemos para o corpo. Você comer bem um dia não te tornará mais saudável, mas se fizer isso de forma regrada, em uma rotina, os resultados mais duradouros aparecem, que, no caso das mechas, é de conquistar fios mais brilhantes, macios e com saúde.

 Passo a passo express de como fazê-lo:

Primeiro você precisa entender o que o seu cabelo precisa (pelo teste do copo). Logo após, prepare xampu, condicionador e máscara para uma das etapas (a indicação costuma vir no rótulo). Normalmente a sequência é de hidratação – nutrição – reconstrução. 

Na sequência, faça uma etapa em um dia, aguarde 48 horas e passe para a próxima, totalizando três lavagens na semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *