Maquiagem, um caso de amor ou ódio para muitas pessoas. Ela está presente no dia a dia e nos salva em diversas situações. Algumas mulheres já são experts na arte de dar um up no rosto, contudo, outras tem uma certa dificuldade para isso. 

Mas calma, que para tudo se dá um jeito. O segredo de uma boa maquiagem está na pele bem preparada. É nessa fase que você consegue definir bem os seus traços, ressaltar pontos chaves do rosto e minimizar as imperfeições.

É importante também diferenciar maquiagem para o dia e noite, já que cada hora do dia pode exigir ou não elementos mais trabalhados. 

Caso tenha dúvida, fizemos um passo a passo  da ordem dos produtos que devem ser aplicados para uma boa maquiagem. Confira:

1. Preparação da pele

Antes de começar a maquiagem é necessário estar com a pele limpa e preparada para receber os produtos. É importante lavar bem o rosto com água fria, passando um sabonete adequado para o seu rosto, e secar bem a pele. Você pode passar um disco de limpeza demaquilante com água micelar ou mineral.

Em seguida, aplique um sérum ou creme hidratante, mas sem exageros.

2. Primer

Após a hidratação, deve-se aplicar o primer, que tem a função de suavizar e iluminar a pele, além de ajudar a fixar os outros produtos. Em alguns casos, o primer ajuda inclusive a controlar a oleosidade da pele ao longo do dia.

3. Base e corretivo

Agora é a hora de uniformizar a pele. Com o auxílio de pincel, esponja ou mesmo com os próprios dedos, espalhe uma base do tom da sua pele em todo o seu rosto, com cuidado para não deixar nenhuma marca muito aparente. Espalhe bem. Para cobrir as imperfeições, opte por uma base líquida, cremosa ou compacta.

Em seguida, você usa o corretivo, que deve ter cerca de dois tons abaixo da cor da sua pele. Aplique o produto na região das olheiras, formando um triângulo invertido, e também nas espinhas e manchas.

4. Contorno

Para dar uma cor a mais no rosto, use um pó bronzeador ou até mesmo uma base mais escura para fazer as marcações no rosto. Marque a testa, bochecha, nariz e maxilar, além da área inferior dos lábios e pescoço. Você pode espalhar com um pincel ou com os dedos.

5. Olhos

É hora de deixar o seu olhar bem marcante ou bem simples. Para usar as sombras, aplique com um pincel uma cor clara em toda a pálpebra. Em seguida, você pode usar uma cor ligeiramente mais escura para definir o côncavo, com movimentos suaves para a direita e para a esquerda.

No canto exterior do olho, você pode optar por um tom mais escuro, se preferir esfume bem. E para o canto interno, uma cor mais clara, para abrir e iluminar o olhar.

Outra dica é, após finalizafr a sombra, aplicar o delineador e desenhá-lo da menira que achar melhor. O gatinho é um dos mais clássicos delineados que existem.

6. Sobrancelhas

Para definir a sobrancelha, você deve pentear os pelos e com um lápis ou sombra do mesmo tom, preencher as falhas e definir o formato das sobrancelhas. Por fim, você pode aplicar uma máscara de sobrancelhas, para fixar os fios e dar mais volume.

7. Nariz

Caso queira deixar o nariz com uma aparência mais fina e modelada, desenhe o formato como gosta, marcando com uma sombra um pouco mais escura que sua pele. Cuidado para não exagerar e deixar a cor destoar do resto do rosto. Não esqueça de esfumar bem.

8. Pó

Para fixar toda a maquiagem, e “varrer” os resquícios de outros produtos, use o pó compacto translúcido ou de cor em todo rosto usando um pincel grande e macio. O pó ajuda na fixação da base e reduz o brilho da pele.

9. Iluminador

Para dar um aspecto mais iluminado ao rosto, use um iluminador ou uma sombra clara, mas no mesmo tom da sua pele, e com a ajuda dos dedos ou um pincel, espalhe acima da maçã do rosto, próximo dos olhos em direção a orelha. Você também pode aplicar na ponta do nariz.

10. Blush

É hora de dar uma cor às maçãs do rosto, com o blush. Escolha aquele que mais se aproxime do tom da sua pele para não criar contrastes.

11. Batom

Para finalizar, passe um batom nos lábios. A cor depende também da maquiagem dos olhos. Fique atenta para não exagerar muito em algum dos dois, sempre levando em conta que, se a maquiagem dos olhos destacar muito o olhar, a cor do batom deve ser mais discreta. Já se a maquiagem dos olhos for subtil, pode-se exagerar na cor dos lábios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *