Aliadas à nossa pele, as argilas nos proporcionam diversos benefícios durante alguns tratamentos e outras funcionalidades. As argilas são minerais formadas a partir da degradação e decomposição da rocha, com a ação do vento, água, agentes químicos e outras mudanças. 

A argila verde pertence à família da montmorilonita e é a mais comum entre as argilas. Magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio fazem parte da sua composição.

As argilas eram usadas na antiguidade para tratamento de feridas e de uns tempos para cá, se tornaram um grande aliado dos tratamentos estéticos e medicinais.  

Por possuir uma grande quantidade de minerais, a argila verde ajuda na desintoxicação, limpeza e equilíbrio da oleosidade na pele, sendo indicada para o corpo e o couro cabeludo. Além disso, apresenta pH neutro, grande função absorvente, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. 

A argila verde é a mais eficaz para tratamento de peles oleosas e com acnes, pois possui ação secativa e de grande absorção, regulando a produção sebácea. A argila também é desintoxicante e tem ação esfoliante, promovendo a renovação celular, além de suavizar a aparência de manchas causadas por acnes e espinhas. 

Benefícios

Dentre os benefícios podemos citar:

  • Controle da oleosidade e espinhas;
  • Clareia a pele;
  • Limpa e hidrata o couro cabeludo;
  • Diminui olheiras;
  • Ajuda no tratamento de celulites;
  • Redução de medidas;
  • Alivia dores musculares;
  • Melhora a circulação sanguínea

Como preparar:

Encontrada em forma de pó, a argila verde pode ser misturada com água, hidrolatos ou soro fisiológico. A argila por si só já possui muitos nutrientes, mas caso prefira, pode acrescentar a mistura, algumas gotas de óleos essenciais ou vegetais.

Como usar:

As aplicações da argila verde devem ser feitas uma vez por semana e o produto deve ficar em torno de 20 minutos na pele. Cuidado com o excesso para não criar o efeito rebote. 

No rosto

Aplique a argila com o auxílio de um pincel ou espátula por toda a face, exceto na região dos olhos e bocas e deixe agir por 20 minutos. Alguns especialistas recomendam que a argila não deve secar no rosto. Em seguida, basta remover com água. 

No corpo

Aplique a mistura preparada no local desejado e deixe secar e ficar bem firme. Depois, é só retirar com água. 

Na barriga

Espalhe a argila pela região abdominal, e envolva com plástico filme o local indicado. Espere a argila secar bem, e depois lave com água fria. 

Você pode deixar a argila secar de 30 a 445 minutos, hidrate e massageie. 

No cabelo

Com a ajuda de um pincel, aplique a argila nos cabelos secos, por todo o couro cabeludo. Aguarde a argila secar e lave os fios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *