Mulheres usando cabelo curto não é uma novidade no mundo da beleza. Mesmo o estilo virando referência de modernidade e independência, principalmente após os anos 60 com os movimentos de contracultura nos Estados Unidos e na Europa, ainda há quem estranhe ver garotas com mechas mais rentes à cabeça.

De 2020 para cá, entretanto, o interesse pelos pixies, bobs e outros modelos de curtos aumentou. Muito disso ocorreu pela praticidade de manter as madeixas saudáveis durante a pandemia e a impossibilidade de ir com tanta frequência aos salões de beleza neste período de restrições. Mas será que é fácil mantê-los bonitos e saudáveis? E quais são as famosas que podem servir de referência para uma mudança de visual tão impactante?

Hidratação x cabelos curtos

A rotina com o cabelo menor é a mais prática entre todos os estilos de mechas. Sobre as lavagens, elas podem acontecer diariamente, sem prejuízos para a saúde do couro cabeludo. “O curto deixa visível mais rapidamente a nossa oleosidade da raiz, que é um processo completamente natural. Por isso, as lavagens são mais frequentes mesmo. Opte por xampus neutros, que não agridem o couro cabeludo, e sempre os enxague muito bem. Por causa dessa higienização mais constante, não há problemas em passar condicionador e máscara nos curtos, mesmo que tais produtos atinjam a raiz, algo que é contraindicado pelas mulheres com fios longos. Só que é preciso também enxaguar esse condicionador e essa máscara abundantemente”, diz Thiago Braga, hairstylist do CKAMURA SP. 

Cabelo molhado x noite de sono

O especialista explica que não é bom dormir com o cabelo molhado, sendo longo ou curto; mas muitas pessoas que usam o bob hair ou o pixie acham que podem sim deitar com os fios úmidos. Além de não ser bom para o couro cabeludo e os fios, deixar o travesseiro com água faz com que haja uma maior proliferação de fungos e bactérias ali, podendo, inclusive, desencadear problemas respiratórios e de alergias. Tire o excesso de água com a toalha e, posteriormente, seque-os com secador. 

Idas ao salão

Os nossos cabelos crescem todos os dias. Com isso, pessoas com cortes curtos realmente precisam tomar mais cuidado com a forma dos fios, que mudam rapidamente. Uma manutenção mensal é interessante para manter as laterais com um volume interessante, bem como o topo. Não seria nem fazer um novo corte, portanto, mas uma manutenção. Isso também acontece com quem usa franja.

Como usar leave-in, gel e pomadas em cabelos curtos?

“Para não pesar ou causar excessos, a quantidade de finalizadores em madeixas menores é equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos. As chances do cabelo pesar com essa quantidade de cosmético é menor. Se o produto der alergia ou sensibilizar a área, suspenda o uso imediatamente”, diz Thiago.

Para inspirar: famosas com cabelos curtos

Viola Davis

Viola Davis (Foto: Reprodução: Instagram)

A atriz vencedora do Oscar tem o cabelo crespo e sempre optou por mantê-lo médio ou curto. Esse estilo combina muito com a personalidade dela, que é forte e muito presente, além de ser incrível para ressaltar seu olhar.

Audrey Tautou

Foto: reprodução | Instagram @audreyjustinetautou

O cabelo curto entrega muita sofisticação à atriz francesa que ficou mundialmente conhecida como Amélie Poulain. Ele realça o formato de seu rosto, de queixo mais fino, quase um triângulo invertido.

Pink

Foto: reprodução | Instagram @pink

A cantora exibe um estilo de cabelo curto bem moderno e irreverente. Ela ousa muito em cores e texturas, o que também é muito bacana! 

Sandra Annenberg

Imagem: Divulgação / Globo

O cabelo curto realça o formato do rosto, que é ovalado e com o maxilar mais proeminente. Traz seriedade, que a profissão de jornalista pede. É quase uma marca registrada que deixa a personalidade e sua inteligência em primeiro plano, servindo apenas como ponto harmônico da identidade visual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *