Muito se fala em colágeno hidrolisado, um colágeno fracionado, geralmente feito de cartilagem e ossos bovinos, e que é ingerido através de suplementação para promover a produção dessa proteína, mesmo sendo um tema um pouco controverso. 

Alguns artigos mostram os benefícios desse estudo, mas há também outros estudos que indicam que o consumo de colágeno oral não faz diferença para a pele.

A Dra. Mariana Paixão, médica dermatologista, explicou que em 2019 foi realizada uma revisão sistemática do JDD (Journal of Drugs in Dermatology), que avaliaram vários estudos sobre colágeno oral, com 805 pacientes que ingeriram colágeno com vários tipos de dosagem e em períodos diferentes, entre 4 a 24 semanas. 

“Ao final do estudo se concluiu que a suplementação com colágeno evidenciou uma melhora no envelhecimento cutâneo, melhora da elasticidade, melhora na cicatrização de feridas, aumento da hidratação da pele, aumento da densidade da pele (aumento da espessura da derme), além de outras ações interessantes”, disse..

Esse suplemento é facilmente encontrado nas drogarias, farmácias ou em qualquer loja de produtos naturais, além de ser encontrado na internet. Costuma ser vendido na forma de pó, que pode ser diluído em água ou sucos, e também em cápsulas. O preço pode mudar consideravelmente dependendo da quantidade e da marca do produto.

Segundo a especialista, o fato é que o colágeno é uma proteína fundamental para a qualidade da nossa pele e da saúde em geral, prevenindo as rugas, a flacidez e as linhas de expressão em nosso rosto. Conforme vamos envelhecendo, a nossa produção de colágeno vai diminuindo; por isso buscamos repor o que foi perdido. E uma das alternativas é este suplemento oral, que é geralmente recomendado para pessoas acima dos 30 anos ou para aquelas pessoas que passam muito tempo ao sol, fumantes ou com uma alimentação pouco saudável; hábitos que favorecem o envelhecimento precoce da pele e que interferem negativamente na produção natural de colágeno.

“Trata-se de um suplemento teoricamente seguro, com baixos efeitos adversos, o que traz uma tranquilidade no seu uso contínuo. Ainda faltam estudos para a melhora da barreira cutânea em patologias como a dermatite atópica (um tipo de inflamação da pele), mas acredito que em breve teremos em mãos esses estudos”,  acrescenta a Dra. Mariana Paixão.

Entre os principais benefícios do colágeno hidrolisado (oral) podemos citar:

  • Fortalece as articulações, cabelos e unhas
  • Fortalece os ligamentos e os tendões
  • Previne o envelhecimento
  • Previne úlceras gástricas
  • Melhora a elasticidade e a firmeza da pele
  • Ajuda a melhorar e a controlar a pressão arterial

Para potencializar o efeito do colágeno no organismo, é indicado também o consumo de vitamina C, seja através de frutas, sucos ou comprimidos.

A médica dermatologista finaliza dizendo que o uso do colágeno é válido, mas não age sozinho. 

“Sobre o uso do colágeno oral, na minha opinião, é válido sim. Ele traz inúmeros benefícios, mas é um conjunto de coisas que devemos considerar; uma boa alimentação, atividade física e também os tratamentos estéticos que vão ajudar a melhorar a qualidade da sua pele, seja aumentando a elasticidade, a firmeza ou a densidade” – conclui a Dra. Mariana Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *