Não tem jeito, a pele fina e sensível ao redor dos nossos olhos denunciam logo quando algo em nosso corpo não vai bem. Cansaço, insônia, dormir muito, consumo de comida salgada em excesso, estresse, alcoolismo são alguns dos sinais que podem ser “traduzidos” pelas temíveis olheiras. 

As bolsas geralmente são formadas pelo acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. O nosso olho está em uma cavidade óssea do nosso rosto, e é recoberto de gordura para proteção. Em algumas pessoas, esta gordura também se localiza na frente dos olhos, e alguns fatores como os listados anteriormente, favorecem o aparecimento das incômodas bolsas. 

Além destes fatores, podemos listar também como causadores das bolsas embaixo dos olhos:

  • Herança genética – principalmente quando a olheira é mais pigmentada e profunda;
  • Alergias – coçar a região dos olhos com frequência provoca olheiras e inchaço na região abaixo dos olhos;
  • Medicamentos – o uso de alguns remédios provocam a dilatação dos vasos, aumentam o fluxo sanguíneo e favorecem o aparecimento de olheiras;
  • Anemia – a falta de nutrientes e de ferro contribuem para o surgimento de olheiras;

Tratamentos

Para eliminar as bolsas que se formam embaixo dos olhos, alguns procedimentos estéticos como lasers e cirurgias plásticas podem estar sendo recomendados, especialmente nos casos mais graves. O uso de cremes hidratantes também pode amenizar as olheiras. Confira alguns tratamentos.

1. Hidratação

Para combater as olheiras e inchaços na região dos olhos, é necessário criar um hábito de hidratar diariamente com os produtos certos. Busque um especialista e ele poderá indicar quais os melhores cosméticos de acordo com o seu caso. Além disso, hidratar o corpo também causa efeitos positivos na diminuição das olheiras, por isso, beba bastante água.

2. Peeling químico

O peeling químico é um procedimento feito com a aplicação de ácidos que irão remover as camadas externas da pele e ajudam a diminuir a flacidez ao redor dos olhos, além de amenizar as manchas escuras.

3. Tratamentos a laser

Em casos mais graves, a recomendação é fazer um tratamento a laser, que consiste no uso de feixes de luz que suavizam o tom mais escuro da pele e corrigem pigmentações irregulares. O tratamento ajuda a eliminar moléculas que causam o escurecimento da pele, e contribuem para a eliminação da flacidez e imperfeições da região.

4. Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento no qual realiza-se a aplicação de gás carbônico sob a pele, e este provoca a dilatação dos vasos, o que melhora o fluxo sanguíneo na região e estimula uma maior produção de colágeno. Com isso, as linhas de expressão e flacidez da pele diminuem. 

5. Cirurgia plástica

Para eliminar de vez as olheiras e bolsas embaixo dos olhos, o melhor tratamento é a cirurgia plástica, caso nenhum outro método tenha dado o efeito desejado, especialmente em casos mais graves. Geralmente realiza-se a blefaroplastia, cirurgia que retira o excesso de pele das pálpebras e ajuda na remoção das rugas que contribuem para uma aparência cansada e envelhecida. 

É sempre importante buscar orientação médica para que seja feito um diagnóstico correto do que está causando o inchaço na região dos olhos e assim o tratamento ideal seja iniciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *