Tudo demais não faz bem. E o conselho deve ser aplicado quando se fala de cuidados com a pele também. As pessoas estão cada vez mais vaidosas e alguns procedimentos estéticos mais práticos e rápidos, vêm ganhando diversos adeptos.

A variedade de tratamentos chama atenção, especialmente das mulheres que vão com frequência aos salões e clínicas de estética, sem contar nos rituais feitos em casa, na maioria das vezes com produtos caseiros.

Alguns procedimentos de beleza podem gerar um efeito rebote e causar um desconforto sendo prejudicial à saúde. Por isso, todo cuidado é pouco! Abaixo, listamos 5 procedimentos que em excesso podem fazer muito mal pra pele.

1. Bronzeamento artificial

Foto: Divulgação Freepik

O bronzeamento artificial composto exclusivamente pelos raios UVA, está entre os agentes cancerígenos mais perigosos que existem, quando usado em um tempo muito longo.

Os raios UVA penetram muito mais fundo na pele e alteram as fibras de sustentação. O procedimento pode trazer riscos como envelhecimento precoce e câncer de pele.

2. Esfoliação

Foto: Divulgação Freepik

A periodicidade da esfoliação, vai depender de cada tipo de pele. É necessário respeitar os intervalos para não irritar e nem causar um efeito rebote. Deve-se evitar fazer esfoliação com produtos caseiros como açúcar ou café por exemplo.

3. Overwashing

Foto: Divulgação Freepik

Essa mania de lavar o rosto toda hora e fazer frequentes limpezas de pele pode parecer ser uma boa opção, principalmente para quem sofre com a oleosidade da pele, mas não é bem assim.

Limpar demais a pele pode causar um ressecamento e depois um efeito rebote, em que haverá uma produção maior de oleosidade.

4. Cremes clareadores

Foto: Divulgação Freepik

Os clareadores só devem ser usados após recomendação médica e nunca em excesso. Os compostos dos cremes clareadores contêm ativos que se mal utilizados, são extremamente prejudiciais para a pele.

O uso dos corticóides pode provocar o afinamento da pele, aparecimento dos pequenos vasinhos e ao invés de clarear, podem provocar novas manchas.

5. Fazer chapinha com frequência

Foto: Divulgação Freepik

Não é de hoje que sabemos que fazer uso da chapinha diariamente é extremamente prejudicial para a saúde dos cabelos.

Os fios são formados por queratina, revestida de cutículas que protegem as madeixas de diversos agentes danificadores. O calor excessivo da chapinha destrói essa proteção e o cabelo tende a cair e ficar mais fraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *