Dizem que é a melhor fase da vida. Para muitas mulheres chegar aos 40 anos é como um ponto de partida para descobertas, experiências, novos hábitos, o que inclui uma rotina de cuidados com a pele bem mais redobrada. No entanto, cuidar da pele o quanto antes é essencial para mantê-la saudável.

À medida que o tempo passa, é necessário adotar algumas mudanças em nossa rotina de cuidados com o corpo e principalmente o rosto, de acordo com cada fase da nossa vida. Segundo a médica e especialista em saúde e beleza, Dra Karla Lessa, “aos 40 anos, a pele já apresenta alguns sinais da idade como, rugas, ‘pés de galinha’, ‘bigode chinês’ e manchas”.

A especialista alerta também para a importância dos cuidados com a pele já que com a perda de colágeno e elastina, ela tende a perder a firmeza e se tornar mais flácida. “Nesta fase, além de combater o envelhecimento mais profundo, é importante investir em produtos para rejuvenescimento como, o creme anti-rugas, que estimula a formação de colágeno e corrige as marcas mais evidentes”, revela a médica.

É necessário seguir uma rotina básica de cuidados desde as primeiras alterações que podem acontecer na adolescência até a vida adulta. Karla listou 7 dicas fundamentais que toda mulher deve seguir antes de completar 40 anos, evitando o envelhecimento precoce.

1. Limpeza

O primeiro passo é limpar o rosto com água micelar que é um item de grande importância na rotina skincare e pode ser usada como demaquilante diário. Depois lave o rosto com um sabonete específico para cada tipo de pele. Limpe e purifique a pele sem a deixar ressecada;

2. Esfoliação

Usar esfoliantes faciais ajuda a eliminar as impurezas da pele e resíduos, além de ajudar a manter os poros fechados;

3. Hidratação

Mesmo a pele oleosa deve ser hidratada, com atenção especial a região do pescoço e colo. Dê preferência a dermocosméticos associados às substâncias antioxidantes, agentes tensores e clareadores;

4. Antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele. Seu uso deixa a pele mais rica em colágeno, com uma estrutura mais firme, mais uniforme e organizada em termos de estrutura e rejuvenescimento. Karla orienta que eles podem ser usados de manhã ou à noite, mas o ideal é que seja aplicado durante o dia, pois potencializa a ação do protetor solar contra os raios UV;

5. Proteção

Jamais esqueça de usar o filtro solar;

6. Uso de ácidos

A circulação sanguínea aumenta durante o descanso e os ativos presentes em alguns cosméticos são absorvidos mais rápido neste período. Estes produtos mais potentes, geralmente usados à noite, aceleram a renovação celular. Os ácidos específicos para cada tipo de pele promovem a uniformização, restauração e nutrição da pele.

7- Nutracêuticos

“Beleza de dentro para fora”. Os nutracêuticos são componentes alimentares que, isoladamente, são funcionais quando ingeridos na alimentação e possuem ação antioxidante, trazendo diversos benefícios para a saúde. Converse com o seu dermatologista sobre as melhores substâncias para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *