Ele se tornou queridinho e até mesmo indispensável no nosso dia a dia. Não é de hoje que sabemos que o óleo extraído das sementes de rosa mosqueta possui diversos benefícios e é um dos produtos mais potentes do universo da beleza.

A rosa mosqueta ou também chamada de rosa rubiginosa, é uma planta de origem oriental e tem em sua composição ácidos graxos insaturados como ácido oléico, linoleico e linolênico, além de vitaminas que são fundamentais para a saúde da pele. 

O óleo extraído tem ação antioxidante, cicatrizante, antienvelhecimento, regeneradora e hidratante, e também auxilia diretamente na prevenção do envelhecimento precoce e na diminuição das rugas e linhas de expressão. 

A farmacêutica Kika Chammas, explica que o produto também ajuda na regeneração celular. “Ele é um grande aliado na hidratação da pele e possui um grande poder de regeneração tecidual, podendo ser utilizado em tratamentos de queimaduras, quelóides, assaduras, psoríase e, em alguns casos, até de cicatrizes mais antigas”, explica. 

A especialista listou 5 funções pouco conhecidas do óleo de rosa mosqueta. Confira.

1. Reduz a caspa

O óleo de rosa mosqueta é uma ótima opção para quem quer acabar com as caspas, já que auxilia no controle da descamação do couro cabeludo. Também pode ser usado como umectante, já que combate o ressecamento, opacidade e também a fragilidade dos fios.

“O couro cabeludo e os fios capilares são áreas que também são afetadas por fatores externos – como o sol e a poluição – e pelo ressecamento, causado pela falta de hidratação ou pela água do chuveiro muito quente, por exemplo. Por isso, é importante lembrar que são regiões que necessitam de atenção, tanto quanto o rosto e o corpo”, pontua Kika.

2. Clareia olheiras

O óleo ajuda não só na redução das manchas e cicatrizes, como é rico em ácidos graxos e vitaminas e com seu poder antioxidante, o produto ajuda a deixar a pele mais iluminada e com menos pigmentação na região, diminuindo, consequentemente, as bolsas e sombras abaixo dos olhos.

3. Ameniza estrias

Por conta do efeito regenerador e emoliente sobre a pele, o Óleo de Rosa Mosqueta ajuda na renovação dos tecidos da derme, além de reforçar a síntese de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza às regiões aplicadas.

“As estrias nada mais são do que cicatrizes que aparecem na superfície da pele e que são causadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina, dois fatores que a substância natural reforça e regenera”, completa a especialista.

4. Combate cicatrizes de acne

Os componentes do Óleo de Rosa Mosqueta são muito poderosos e eficientes no tratamento de cicatrizes de acne, ajudando na cicatrização da pele com os seus efeitos calmantes, e contra irritação e vermelhidão, já que possui propriedades terapêuticas e ação cicatrizante. 

5. Ação antienvelhecimento

Com o alto nível de vitamina C, por si só, o óleo de rosa mosqueta tem uma potente ação antienvelhecimento. A Vitamina C protege e repara os danos causados pelos raios UV na pele e ajuda a reduzir as rugas e linhas de expressão.

“Essa é uma ótima opção para aqueles que querem fugir da agulha ou até mesmo reforçar tratamentos estéticos feitos em cabines, com produtos naturais que são formulados sem qualquer substância nociva à saúde e que podem ser aplicados sem o auxílio de um profissional ou a necessidade de visitar clínicas especializadas”, finaliza Kika.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *