Se você tem uma nécessaire cheia de cosméticos e produtos de maquiagem que foram comprados há muito tempo, é bom você checar se eles ainda estão dentro do prazo de validade.

Geralmente esse prazo varia de 6 a 36 meses, mas a forma de cuidar do produto, deixando ele em lugar úmido ou muito quente por exemplo, pode interferir nesse período estabelecido.

O prazo é baseado em testes que a maquiagem passou para que não cause nenhum risco à saúde. O uso desses produtos logo após as data de vencimento pode trazer sérios riscos para a sua pele.

Riscos

Dentre os principais riscos estão o aumento de chances de desenvolver alergias e dermatites, além de infecções cutâneas. Em produtos como máscara de cílios ou lápis, em que entram em contato mais direto com o olho, há risco de consequências como a conjuntivite.

Para a pele, além da irritação, o uso de produtos cremosos ou líquidos fora do prazo de validade auxilia na obstrução dos poros favorecendo o surgimento de acnes.

Caso tenha usado um produto vencido por engano ou não tenha observado a data, não precisa entrar em pânico. Jogue fora! Agora, se notou alguma alteração na sua pele, procure um especialista o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *