Também conhecido como Tretinoína ou retinol, o ácido retinóico é uma substância derivada da Vitamina A. É considerado um dos ácidos mais eficazes e já é usado há vários anos na estimulação da renovação celular.

O Retinol que é um dos derivados do ácido retinóico, atua no aumento da firmeza da pele gerando assim uma renovação celular que melhora os aspectos da pele envelhecida.

Benefícios

Recomendado por muitos dermatologistas, o ácido é usado na redução de manchas, tratamento de acne e suavização da pele.

O retinol diminui manchas e estimula a produção de colágeno, bem como permite que haja uma uniformização da textura da pele que fica mais firme. O derivado também atua no combate ao envelhecimento precoce e no tratamento de acne.

Além disso, o ácido é indicado principalmente para o tratamento dos sinais do envelhecimento, com o aparecimento de hiperpigmentação, sardas, rugas finas, aspereza e outros. O composto pode ser comprado em farmácias e farmácias de manipulação, de acordo com a recomendação de um dermatologista.

Como usar?

Podendo ser encontrado nas versões creme, gel, loções e sérum, o ácido retinóico pode ser aplicado uma vez ao dia, de preferência a noite, depois de lavar bem o rosto. Dependendo dos casos, o especialista pode recomendar o uso de duas a três vezes na semana.

Em alguns casos, a pele pode ficar irritada e apresentar coceira, vermelhidão, ardência, descamação. Caso ocorra, o ideal é parar o tratamento por pelo menos dois dias, hidratar bastante a pele, e recomeçar a fazer uso do produto dessa vez em dias alternados.

E é importante lembrar, que a pele fica mais sensível a exposição ao sol com o uso do ácido, por isso, não esqueça de sempre passar proteção solar.

Além das formas já mencionadas em que o ácido retinóico pode ser encontrado, o produto quando mais concentrado também é aplicado em forma de peeling químico, para esfoliação da pele, permitindo a remoção das células mortas. Alguns dias depois do uso do ácido, inicia-se o processo de descamação e renovação da pele.

Qualquer produto que contenha o ácido retinóico em sua composição não deve ser aplicado quando a pele estiver inflamada, ou apresentar alguma lesão. Bem como, é contraindicado o uso para quem tem infecções ativas na pela ou bacterianas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *