Como os 7 pecados da Beleza: preguiça, ira, gula, avareza, orgulho, vaidade e luxúria podem prejudicar a saúde da pele e cabelos.

Ok, todas nós já cometemos algum “pecado” na beleza durante a vida. Entretanto, quando esses deslizes passam a fazer parte da rotina de beleza, podem facilitar o surgimento de problemas dermatológicos e também o envelhecimento precoce da pele.

“Nossa pele é reflexo do que somos, do que fazemos, do que comemos. E quando adotamos comportamentos nocivos e repetitivos, como ‘nunca’ remover a maquiagem ao final do dia, ou usamos produtos vencidos por meses a fio, acabamos assumindo o risco de prejudicar não sua beleza, mas sua saúde”, comenta a médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica e tricologista, Carla Bortoloto.

Os pecados da beleza cometidos no dia a dia:

Preguiça

Confesse: você já chegou tarde de uma festa e dormiu maquiada por preguiça de higienizar a pele. Tudo bem, esse é um lapso perdoável! Agora se esse comportamento está virando rotina, você pode estar colocando a saúde de sua pele em risco. Isso porque é durante o sono que ocorre a oxigenação celular e a absorção de nutrientes pela pele. E quando não se remove a maquiagem, cria-se uma barreira que impede esse processo. O aglomerado da maquiagem também obstrui os poros, fazendo com que a pele produza oleosidade em excesso, facilitando o surgimento de cravos e espinhas, além de alergias no caso de peles mais sensíveis.

Dormir sem secar os cabelos é outra “preguicinha” que pode comprometer a saúde. A umidade pode facilitar a proliferação de fungos no couro cabeludo. Além disso, o atrito entre o fio molhado o e travesseiro torna o cabelo mais suscetível à quebra.

Ira

Existem situações que realmente nos deixam à beira de um ataque de nervos. Mas viver constantemente sentindo raiva pode ocasionar problemas como insônia, cansaço excessivo, ganho ou perda excessiva de peso e até distúrbios gastrointestinais. Do ponto de vista dermatológico, toda essa raiva irá se refletir em uma pele sem viço podendo apresentar manchas, acne e olheiras (claro!). Além disso, a raiva libera adrenalina, e o hormônio diminui quantidade de proteína P53 (“protetora” do genoma), causando danos ao DNA e provocando o aumento de radicais livres. E das rugas!

Os cabelos também sofrem com a raiva, tornando-se mais opacos e frágeis, e em muitos casos chegam a cair.

Avareza

De fato, cuidar da beleza e – principalmente – da saúde da pele, cabelos e unhas não é barato. Mas, usar produto vencido não favorece em nada a economia. Muito pelo contrário! Pode fazer você gastar mais para resolver os problemas que eles podem causar. O uso de produtos de beleza vencidos pode ocasionar danos como irritações e dermatites. Além disso, se já estiverem abertos há muito tempo, podem favorecer a contaminação e proliferação de bactérias e fungos.

Gula

Os excessos na alimentação nunca são saudáveis.  Em excesso, o açúcar favorece o envelhecimento celular. Isso porque ele se liga às proteínas da pele tornando-as mais rígidas, com menos elasticidade. Resultado: uma pele flácida e com rugas. Já abusar do sódio, aumenta a retenção hídrica, promovendo inchaço do corpo e, consequentemente, deixando a pele com aparência desidratada, sem sua luminosidade, hidratação natural e elasticidade naturais. O ideal é procurar manter sempre uma dieta equilibrada, com alimentos naturais (livres de substâncias químicas, como corantes e conservantes), frutas, verduras, legumes e cereais integrais, que atuarão como antioxidantes, anti-inflamatórios e antiglicantes, protegendo o organismo e mantendo a saúde da pele.

Orgulho

Nada de tentar resolver problema dermatológico sozinha, com receitinha caseira ou “tratamento” da internet. Caso perceba qualquer alteração na pele, cabelo ou unhas, o dermatologista deve ser consultado. A demora em procurar um especialista acaba atrasando o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento (que muitas vezes se torna mais longa) e a cura. Além disso, ao tentar dar uma solução para algo que você não tem certeza do que é, pode acabar agravando o problema.

Vaidade

Claro que não há nada de errado em a pessoa querer ter sempre a melhor aparência. Entretanto, todo o exagero deve ser evitado, para que o efeito não seja o contrário. Um preenchimento em excesso nos lábios, por exemplo, pode deformá-lo, comprometendo até mesmo a fala. Por isso, é muito importante a conversa entre o paciente e o dermatologista antes da realização de qualquer procedimento. Lembre-se: a ideia é melhorar o visual, mas sempre buscando um resultado natural.

Luxúria

Não é de hoje que se sabe dos benefícios do sexo para a pele: ele aumenta a circulação e oxigenação sanguínea, o que ajuda a eliminar toxinas e torna pele e cabelos mais viçosos. Também auxilia na manutenção do colágeno, garantindo aquele ar jovial ao rosto. Entretanto, nem tudo é prazer. Alguns produtos, como cremes e óleos para massagem, podem trazer complicações à pele, como vermelhidão, prurido, descamação e até dermatites. O uso de perfume durante o ato sexual também pode ocasionar alergias. Em geral, esses sinais podem surgir até três dias após o sexo.

Já o uso de maquiagem durante o sexo, pode favorecer o surgimento de cravos e espinhas. Isso porque o suor juntamente com o acúmulo desses produtos, pode acabar por obstruir os poros.

A depilação excessiva da região íntima é outro fator que também pode causar transtornos, como encravamento de pelos e foliculite, além de facilitar o surgimento de problemas ginecológicos, como a candidíase.


Dra. Carla Bortoloto é médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *