Abuse do conforto e da tecnologia das roupas esportivas em qualquer ocasião. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, tecidos tecnológicos, como poliamida, poliéster, elastano, Tactel, Lycra, Supplex, Dry Fit, empregados na fabricação de roupas fitness, também podem ser utilizados na produção de looks casuais.

O estilo esportivo nunca antes foi tão desfilado, quanto nas últimas semanas de moda. Marcas conceituadas, investiram nos tecidos tecnológicos para a montagem dos mais variados tipos de visual, para todas as ocasiões. “Ainda não havia pensado em aproveitar peças do meu guarda-roupa fitness para os looks casuais, mas, depois de ver exemplos dessas possibilidades, comecei a fazer combinações. Como tenho muitas opções fitness, estou amando aproveitá-las também fora da academia”, conta a vlogueira e designer de moda Analu Lourenço.

De acordo com a consultora de moda Ana Paula Lima, além da qualidade do tecido – alguns oferecem conforto superior e ajudam no controle da transpiração -, é preciso igualmente ficar atenta ao caimento e ao corte. “De nada adianta um top bonito, mas que cai mal e não veste bem, ou uma legging que fica ‘sobrando’ no corpo”.

Segundo Analu Lourenço, que dá dicas de uso dos looks fitness, as roupas esportivas são pensadas, justamente, para proporcionar bem-estar durante o treino e este e outros benefícios podem ser aproveitados 24 horas, por dia. “Algumas marcas já se deram conta disso e estão apostando nos tecidos tecnológicos também para as composições casuais”.

Veja como usar o look fitness toda hora:

Sporty noite

Uma legging preta pode ser usada por dentro da bota de cano alto. Esta combinação, finalizada com um blazer, resulta em um visual charmoso e elegante. Outra peça que pode compor um look sporty noite é a jaqueta bomber de academia, que pode ser combinada com um shorts e uma sandália de salto. A blusa de ginástica mais sofisticada ainda pode ser usada com uma saia e salto fino. “Vai depender da criatividade e de unir peças sofisticadas do seu armário para montar o look e fazer com que a peça de ginástica não demonstre que você está com roupa de academia. Não dá para pegar uma camiseta qualquer de malhar e querer usar à noite. As peças-chave devem ser as mais sofisticadas que você tenha dentro das opções fitness”.

Casual dia

Para compor um visual para o dia, com peças originalmente feitas para a academia, todas as cores, estampas e texturas são permitidas. A vlogueira Analu é contra um padrão predefinido. “Hoje em dia, não existem regras em relação à forma de se vestir. O importante é sentir-se bem e buscar sua própria identidade, por meio dos looks”. Mas, atenção, alerta a stylist Ana Paula! As únicas cores que devem ser usadas com cuidado são o branco e nude, pois podem gerar transparência e marcas indesejadas, principalmente, em calças e macacões. “Procure deixar esses tons para a parte superior, como tops e blusas. Ao utilizar calças, dê preferência aos lingeries fio dental cor da pele ou calcinhas sem costura, para não marcar, ou use uma blusa mais comprida”.

Work e happy hour

Mesmo para a rotina de trabalho, é possível criar um visual com peças esportivas. Uma das possibilidades é utilizar um blazer preto, com um bom recorte, por cima de uma regata colorida. A calça fusô, ou a legging, também cai bem em um look profissional, se combinada com sapatos baixos, como a sapatilha, o loafer, o mocassim ou, até mesmo, o oxford.

Ao sair do trabalho direto para o happy hour, o look continuará adequado, basta ser combinado com uma sandália de salto alto. Se a legging for estampada ou tiver cores chamativas, aposte em blusas escuras e básicas, deixando o foco só para ela.


Ana Paula Lima é consultora de moda – stylist. Analu Lourenço é vlogueira e designer de moda. Redes sociais (@analu.lourenco) e canais no Youtube e no G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *