Além de alterações estéticas, cirurgia plástica no nariz também corrige aspectos funcionais.

O mundo das celebridades tem dado destaque ao novo visual da cantora Ludmilla, que apareceu bem diferente após uma recente cirurgia de correção no nariz. O procedimento, chamado de rinoplastia, visa corrigir alterações estéticas e/ou funcionais do nariz, sendo considerada um dos procedimentos mais desafiadores dentro da cirurgia plástica pois envolve além da técnica cirúrgica minuciosa, uma aprimorada sensibilidade estética.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é a quarta cirurgia plástica mais procurada no Brasil. Muitas pessoas procuram este tipo de cirurgia buscando se sentir melhor com a própria aparência e para aumentar a autoestima. É possível mexer na largura, aumentar, diminuir e tirar o excesso, tudo para conseguir uma face mais harmônica.

O nariz ideal

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Gustavo Zampar, não existe um nariz ideal, mas sim um nariz ideal para cada tipo de paciente, uma vez que, além de harmonizar com toda a face, deve preservar suas características étnicas. “Há diversos fatores que podem influenciar no formato final do nariz e muitas vezes não podem ser modificados, como por exemplo o tipo de pele de cada pessoa, a estrutura óssea de cada face, além da influência do processo de cicatrização que é peculiar de cada indivíduo”. O médico ressalta ainda que a idade mínima para se realizar o procedimento não é somente cronológica tendo em vista que a decisão do melhor momento para se realizar a cirurgia é influenciada pelo completo desenvolvimento físico da face e também o desenvolvimento emocional do paciente que em geral, ocorre por volta dos 16 a 18 anos.

Rinoplastia e Mentoplastia

É possível associar outras cirurgias à rinoplastia. Uma das mais comuns é mentoplastia, ou cirurgia de aumento do queixo, que objetiva melhora da harmonia facial de uma forma mais global. Cirurgias de pálpebra e até mesmo de mama também podem ser associadas. Nesses casos, é muito importante que o cirurgião plástico avalie e considere o tempo total do procedimento o qual não deve ser muito estendido para manter a segurança do procedimento.

A cirurgia é realizada de forma ambulatorial, com alta no mesmo dia. “Em geral, a rinoplastia costuma ter um pós-operatório tranquilo, com retorno do paciente as suas atividades habituais dentro de uma semana após a cirurgia e os principais cuidados são evitar sol, esforço físico e passar por consulta com o especialista para avaliação do quadro clínico, do inchaço e da cicatrização”.


Dr. Gustavo Zampar é cirurgião plástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *