Um look completo e bem montado exige cuidados com a harmonia de diversas partes do corpo.

Sabendo disso, cabeleireiro Wanderley Nunes, fundador do Studio W, em união com Cayo Lanza, designer de sua equipe, prepararam algumas dicas sobre a relação entre a sobrancelha e o cabelo, sob o olhar do visagismo – um conjunto de ligações entre o cabelo e as mais diversas características da pessoa.

Harmonia e combinação com o estilo de cada da pessoa. Cada um tem uma personalidade. Assim como existem cabelos sensuais e cabelos clássicos, existem sobrancelhas sensuais e sobrancelhas clássicas. É importante usar ambos em harmonia e, ainda, combinar com o estilo pessoal da pessoa.

Os dois – sobrancelha e cabelo – devem ter uma ligação. No entanto, uma mulher que muda a coloração dos cabelos não precisa, necessariamente, alterar também a cor das sobrancelhas. Segundo Wanderley, as sobrancelhas devem ser alteradas apenas se não parecerem naturais, dando a impressão de um visual fake.

Sempre que a pessoa mexe na cor do cabelo, mesmo que apenas para abrir um tom ou suavizar o tom natural – como nos morenos iluminados, blondes, californianas, mechas, platinados, etc –  ela muda o seu estilo. ‘’Dessa forma, é necessário buscar um novo equilíbrio para o rosto. Se o equilíbrio vier com a coloração natural das sobrancelhas, ótimo”.

Se a pessoa quiser uma sobrancelha forte, muito grossa ou bagunçada – que é o que está na moda – o equilíbrio com o corte deve ser levado ainda mais em consideração, para que o visual não fique carregado demais ou até mesmo envelheça o rosto.

Tudo é um conjunto na mulher. A sobrancelha, o cabelo, a roupa, a maquiagem. Todos esses elementos precisam estar em harmonia’’, resume Wanderley Nunes, que aconselha o trabalho de um hairstyle sempre em conjunto com um designer para que a relação entre os conceitos não seja perdida.


Wanderley Nunes, com mais de 35 anos de carreira, é um dos principais cabeleireiros do Brasil e do mundo, é referência internacional no segmento de moda e beleza. Por seu talento e profissionalismo, já ganhou prêmios como o ”World’s Top Tem Hairdressrs”, na Alemanha, ficando entre os 10 melhores do mundo, além de ter sido listado como um dos 15 melhores cabeleireiros do mundo pela Harpes Bazar Americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *