Ela é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, bem gelada então, nem se fala. Conhecida desde a antiguidade, a cerveja está cada vez mais presente nas mesas de bares, em reuniões com a família ou amigos.

De copo em copo, a cerveja já conquistou diversos paladares por aí, e com isso, se tornou a bebida oficial das comemorações, sejam elas quais forem.

Mas mesmo sendo muito consumida e estando presente no nosso dia a dia, algumas crenças que se tem sobre a cerveja nem sempre são verdade. 

Listamos alguns mitos e verdades que podem te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. 

Cerveja não deve ser consumida muito gelada? 

Verdade

Quanto mais gelada a garrafa ou latinha estiver, menos você vai sentir o gosto da cerveja. O motivo é que seus receptores sensoriais do nariz e da boca ficarão anestesiados com a baixa temperatura e não funcionarão corretamente. Alguns especialistas recomendam que a cerveja seja consumida em temperatura ambiente. 

Cerveja deitada na geladeira gela mais rápido?

Mito

As cervejas precisam ser armazenadas sempre em pé na geladeira e não deitadas, como ocorre na maioria das vezes. É importante evitar o contato do líquido com o ar para não ocorrer a oxidação. 

Cerveja engorda e dá barriga?

Mito

Esse provavelmente é um dos grandes mitos quanto ao consumo da cerveja. A cerveja não “dá barriga”, desde que consumida com moderação. Um outro fator que contribui para este quadro é o que você consome durante ou após a bebida. 

Cerveja faz bem à saúde?

Verdade

Diversos estudos já foram publicados em jornais de medicina, comprovaram que o consumo – moderado – da cerveja pode oferecer benefícios para a saúde. 

A bebida é rica em vitaminas do complexo B e antioxidantes, que protegem de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer. O lúpulo, responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja, possui propriedades anti-inflamatórias que são capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, ajudando no combate à gripe.

Cervejas escuras são mais fortes?

Mito

O  tom da cerveja não necessariamente influencia no fato da cerveja ser mais forte ou não. O que pode acontecer, é que o malte pode ficar mais torrado e, consequentemente, mais escuro, conferindo um amargor na cerveja. O lúpulo e o teor alcoólico da bebida também influenciam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *