A rotina moderna e super corrida do dia a dia, fazendo várias coisas ao mesmo tempo e tendo que executar diversas tarefas são fatores responsáveis pela mudança de hábitos na nossa vida. 

As 24 horas parecem já não ser o suficiente. Comportamentos que são refletidos diretamente no sono, o que implica na nossa qualidade de vida. Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. O sono é tão importante quanto a parte do dia em que estamos acordados. 

Essas mudanças comportamentais acabam gerando grandes problemas, podendo inclusive acarretar doenças. Mais do que qualquer outra atividade, é importante que possamos garantir as horas de sono necessárias que o nosso corpo precisa. 

A falta ou excesso dele, gera diversas dúvidas. Separamos alguns mitos e verdades sobre o sono que podem te ajudar a esclarecer mais sobre o assunto. 

Dormir muito recupera a noite perdida? 

Mito

Mesmo quando dormimos por pouco tempo, o nosso corpo precisa de uma ou duas horas a mais por noite para “compensar” as horas perdidas.

Em dias frios e chuvosos temos mais sono? 

Verdade

A luz influencia na produção do hormônio do sono, a melatonina. Em dias chuvosos, ficamos mais sonolentos pela baixa quantidade de luz. Dormimos quando a nossa temperatura cai, por isso é mais fácil dormir no inverno.

Dormir entre 8 a 9 horas horas, é realmente necessário?

Verdade

Essa é a quantidade de horas ideal para o descanso do corpo e da mente.

Idosos dormem mais do que jovens? 

Mito

Na verdade, o sono dos idosos sofre alterações e eles passam a dormir menos durante a noite. Por isso, “compensam” durante o dia. 

Dormir pouco engorda?

Verdade

Produzimos dois hormônios durante o sono: leptina e grelina. Quando privamos o sono, há uma redução na liberação de leptina, hormônio da saciedade, e libera mais grelina, hormônio da fome, e assim, somos levados a comer mais.

 Cochilar de dia prejudica o sono da noite?

 Mito

Cochilos de menos de uma hora depois do almoço, por exemplo, é o suficiente para descansar sem atrapalhar o sono noturno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *