A Páscoa está se aproximando e o consumo de chocolate é bem maior durante esse período. Ao contrário do que muitos pensam, o ícone do feriado não é tão ruim assim e ainda pode trazer diversos benefícios para a saúde. Desde que consumido na quantidade certa.

Sabia que é possível sim, degustar dessa delícia sem necessariamente aumentar uns quilinhos na balança? Será que ele é contraindicado em pessoas com diabetes ou obesidade? O chocolate realmente dá acne?

Essas e outras dúvidas podem surgir a qualquer momento, e por isso trouxemos alguns mitos e verdades sobre o chocolate: 

Chocolate melhora o humor?

Verdade

O chocolate é capaz de estimular substâncias neurotransmissoras no nosso sistema nervoso central, que são responsáveis por nossa alteração de humor e sensação de bem estar. O consumo de chocolate também pode ajudar a reduzir a TPM, especialmente na semana anterior ao fluxo menstrual.

Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, melhor? 

Verdade 

Quanto maior a quantidade de massa de cacau na composição dos chocolates, maiores serão seus benefícios para a saúde. O chocolate acima de 50% possui menos açúcares e gorduras saturadas, que são considerados fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo não engorda? 

Mito

Como é bem calórico, o chocolate se for consumido em grandes quantidades pode desregular o seu plano alimentar. Um pedaço pequeno de chocolate amargo, com cerca de  25g, fornece cerca de 100 kcal. Consuma, mas com moderação.

Chocolate causa acne? 

Mito

O aparecimento da acne está relacionado principalmente a um desequilíbrio hormonal. O que acontece é que alimentos que apresentam um índice glicêmico podem ocasionar uma piora da acne. O chocolate que possui alto teor lácteo, possui grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados). 

Pessoas com diabetes não podem comer chocolate? 

Mito

Podem consumir chocolate e não só nas formas diet, mas somente nos casos em que a dieta esteja equilibrada, e que estejam dentro do planejamento alimentar. Além disso, é necessário que as medicações estejam sendo aplicadas corretamente, o diabetes esteja controlado e a prática de atividades físicas seja regular.

O mesmo vale para pessoas que sofrem com obesidade. O consumo está liberado desde que estejam dentro do peso estipulado pelo médico endocrinologista, pratiquem atividade física e a dieta esteja equilibrada.

Chocolate traz benefícios para o cérebro?

Verdade

Quando comemos o chocolate, o nosso cérebro é muito beneficiado tanto pela produção de serotonina, quanto também pela ação dos antioxidantes. Um consumo equilibrado também traz benefícios para o sistema cardiovascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *