Assim como o whey protein, a creatina é um suplemento alimentar muito consumido por quem treina e faz dietas. Ela é um aminoácido que contribui para maior resistência durante os treinos, hipertrofiar os músculos e aumentar a força e resistência.

Este aminoácido além de ser encontrado na forma de produto para ser consumido via oral, também está presente tanto nos alimentos de origem animal, quanto no organismo, nos músculos esqueléticos.

Alguns estudos apontam que a creatina também pode ser usada para preservar a massa muscular de idosos, bem como prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer.

Mesmo sendo um suplemento bastante consumido, os efeitos causam dúvidas em algumas pessoas.

1. Creatina engorda?

Mito

A creatina não está relacionada ao ganho de gordura, e a retenção de líquidos gerada pelo suplemento é um benefício para o corpo. A creatina “puxa” a água do meio externo da célula para o meio interno, isso faz com que a célula muscular inche, por isso que você ganha peso muito rápido e consequentemente deve consumir muita água.

2. Creatina pode ser encontrada em alimentos

Verdade.

Alguns alimentos como carne de porco, carne vermelha, salmão, fígado, frango, atum, bacalhau, ovo e leite, são ricos em creatina. No entanto, esses alimentos possuem outros componentes e é necessário saber qual a melhor parte para consumo.

3. Creatina prejudica os rins?

Mito.

Não há comprovação que a creatina afeta as funções renais quando consumida por pacientes saudáveis. No entanto, se a pessoa tiver algum problema nos rins é preciso consultar um especialista antes de fazer uso do suplemento.

4. A creatina só funciona em exercícios de curta duração e alta intensidade?

Verdade.

A creatina ajuda muito se você pratica exercícios que exigem bastante do seu corpo, mas que não são executados de forma demorada, como musculação, natação, corrida. Nos casos de maratonas, por exemplo, a creatina não é indicada.

5. Quanto mais usar, melhor?

Mito.

Quantidade não quer dizer qualidade. Se você toma mais do que o necessário, pode gerar diversos problemas de saúde, como dificuldade para eliminar o excesso de suplemento. O ideal é consumir de 3 a 6 gramas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *