Já ouviu aquela frase: “quem dança seus males espanta”? Hoje ela traz um significado bem maior já que comemoramos o Dia Internacional da Dança. A data foi oficializada pela DACI (Dance Child International), uma organização interna da Unesco, e comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre, o criador do balé moderno.

A dança é uma ótima alternativa para quem não curte academias e não pratica qualquer outro esporte. Segundo os especialistas, a dança ajuda a fortalecer a musculatura, proporciona perda de peso, além de garantir bom humor. 

A dança está presente em tudo, nas redes sociais então, é o que mais vemos atualmente. Como exemmplo, as dancinhas no Tik Tok, às vezes grudentas e irresistíveis, conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo. Mas nem só em rede social é possível ver que a música é fonte de inspiração não!

Os filmes também retratam como a música serve para qualquer contexto. A valorização da música na sétima arte nos garante boas referências quando o assunto é balançar o corpo. 

Por isso, nada melhor que comemorar essa data fazendo jus ao dia, e assistindo os clássicos do cinema que nos inspiram de forma mágica. Confira. 

1. Dirty Dancing – Ritmo Quente

Não poderíamos deixar de iniciar essa lista com esse clássico de 1987, que conta como foi o verão da jovem Frances, mais conhecida como “Baby'”, com a família em um resort, onde ela aprende a dançar e acaba se apaixonando pelo instrutor, Jhonny.

2. Footloose

Uma releitura do clássico de 1984, Footloose conta a história do jovem Ren, que se muda de Boston para uma cidade pequena onde dança e música alta são proibidas pelo reverendo local. Destemido, o jovem desafia essa cultura, e se apaixona pela doce Ariel, a filha do reverendo.

3. Ela Dança, Eu Danço

O primeiro filme da franquia retrata a história de Tyler, um jovem problemático que após atos de vandalismo, é obrigado a trabalhar em uma escola de arte como punição. Lá, ele chama a atenção de uma talentosa aluna que precisa de um parceiro para sua apresentação final do semestre. Uma mistura de hip hop e balé clássico marcam a história dos dois.

4. Cisne Negro

O papel da atriz Natalie Portman no filme Cisne Nergro, rendeu a ela o Oscar de Melhor Atriz, em 2011. O filme mistura a leveza e classe dos passos de ballet e o psicológico totalmente abalado na bailarina Nina, que deixam a trama carregada de suspense e emoção.

5. Flashdance – Em Ritmo de Embalo


Impossível não ver o filme, ouvir a música What a Feeling e não cantar e dançar. A canção é original do longa de 1983, que conta a história de Alex, que não mede esforços para realizar o sonho de ser uma bailarina.

6. Dança Comigo?

Por fim, mas não menos importante, temos a atriz e cantora Jennifer Lopez contracenando com Richard Gere no filme “Dança Comigo?”. O filme conta a história do advogado John Clark que sente falta de algo em sua vida devido a rotina sufocante. Quando vê uma mulher atraente em um estúdio de dança e decide se matricular na classe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *