O Dia Mundial do Livro, ou somente Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril. A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que incluiu à data a comemoração também aos Direitos do Autor.

O dia para esta celebração foi escolhido em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral, mas surgiu muito antes disso. O evento surgiu na Espanha e era conhecido como “Día internaciol del libro”. Originário da região da Catalunha, foi celebrado inicialmente em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, proposto pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés na Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Contudo, a Unesco escolheu o dia 23 de abril por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. 

As mulheres também são retratadas em diversas obras, e bem mais que isso, são autoras de centenas de livros considerados referências no universo literário. Para comemorar essa data tão especial, selecionamos alguns livros que contam a história de mulheres inspiradoras. 

1. As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo – Rachel Ignotofsky 

Foto: Divulgação Amazon

Um livro repleto de ilustrações e que narra a vida de 50 mulheres que fizeram história nos mais variados campos da ciência. A obra nos ensina que o lugar da mulher pode ser onde ela quiser. 

2. Caiu do Céu – Hedi W. Durrow

Foto: Divulgação Freepik

A obra conta a história de vida de Rachel, a única sobrevivente de uma tragédia familiar, que deixa a cidade de Chicago para morar com sua severa avó afrodescendente, em uma comunidade negra. À medida em que vai lidando com o luto, Rachel também aprende e tem novas noções sobre raça e identidade.

3. Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil – Duda Porto de Souza

Foto: Divulgação Amazon

Esta obra literária conta a história de brasileiras que causaram impactos sociais e transformações importantes no nosso país, e raramente são reconhecidas. O livro enaltece os avanços e conquistas do universo feminino brasileiro.

4. Mulherzinhas – Louisa May Alcott

Foto: Divulgação Amazon

O livro “Mulherzinhas” conta a história de quatro irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy, que cresceram na pobreza da Inglaterra durante a guerra civil. A obra retrata fases importantes da vida das moças, desde suas infâncias cheias de criatividade às suas buscas na vida adulta, demonstrando sempre sua força interior e como são cheias de vitalidade. 

5. Mulheres incríveis – Ciranda Cultural 

Foto: Divulgação Amazon

Este livro conta as histórias de Malala Yousafzai, Frida Kahlo, Anita Garibaldi e muitas outras mulheres incríveis. O livro listou personalidades femininas de referência, seja por lutar pelo direito de estudar ou aquelas que deixaram seus nomes na arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *