Acredite: existe vida após uma separação! E sabe por quê? Porque a sua existência não se limita a um relacionamento amoroso. O livro Despedida de Casada nos ensina o amor próprio após o divórcio.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa geral de divórcio atingiu, em 2010, o seu maior valor, 1,8% (1,8 divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais) desde o início da série histórica das Estatísticas do Registro Civil, em 1984, um acréscimo de 36,8% no número de divórcios em relação a 2009. Já os recasamentos (casamentos em que pelo menos um dos cônjuges era divorciado ou viúvo) totalizaram 18,3% das uniões, 11,7% a mais que em 2000.

Em menos de dez anos da promulgação da lei do divórcio, já haviam sido contabilizados 30,8 mil casos. Apenas em 2014, 341,1 mil rupturas foram registradas.

Dentro desta realidade a Bertu Teixeira trabalha sua narrativa, assumindo a realidade de divorciada, ela explica como trabalhar o autoconhecimento e resgatar o amor próprio nesta nova fase. Muito mais do que a própria experiência (Bertu terminou um relacionamento de 29 anos), a autora traz observações captadas nas sessões de coaching, o conhecimento adquirido na formação em constelação familiar e, também, em entrevistas com mulheres que passaram pelo rompimento de uma relação.

“Em meio à dor, precisei ser resiliente. Agi rápido, levantei a cabeça, sacudi a poeira e comecei a juntar os cacos e a recomeçar minha vida.”, declara Bertu comentando que, para isso, precisou resgatar a individualidade, muitas vezes deixada de lado para o sucesso da união.

As leitoras podem elevar sua mentalidade “pós-separação” a outro patamar, com uma nova forma para enxergar a vida e viver. E ensina a todos que com o divórcio uma etapa termina, mas outra começa – e ela pode ser incrível.


Bertu Teixeira é escritora, palestrante e master coach. Realiza treinamentos sobre gestão financeira e empoderamento feminino. Gerente geral da Caixa Econômica Federal durante 21 anos, onde atuou como instrutora interna nos cursos de mercado financeiro, liderança e gestão por mais de dez anos. Licenciatura Plena em Letras (português e literatura) pela UFMS. Curso de extensão universitária em consultoria empresarial pela UNB. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Curso Professional & Personal Coaching, Executive Coaching, Career Coaching e Positive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Master Coach pela SBCOACHING. Coaching e PNL, Coaching Financeiro pelo ICF- Instituto de Coaching Financeiro. Certificação CPA20 AMBIMA. Formação pessoal na abordagem sistêmico-fenomenológica segundo Bert Hellinger.


  • Livro: Despedida de Casada
  • Encontre também no livro:
  • – Como administrar a nova situação: família e filhos
  • – Como utilizar práticas da PNL e psicologia positiva para encarar essa etapa da vida.
  • Autor: Bertu Teixeira
  • Literare Books International – 1ª edição – 200 páginas – 2018
  • Formato: 16×23 cm
  • ISBN 978-85-9455-061-3
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *