O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo amplamente utilizado, que age dentro do útero liberando cobre ou hormônios, com o objetivo de evitar a gravidez ao dificultar a fertilização do óvulo. Embora seja um método seguro e eficaz, em casos raros, ele pode se deslocar e causar desconforto ou lesões.
Foi o que aconteceu com a influenciadora Hayley Davies, de 25 anos, que compartilhou com seus 1,2 milhão de seguidores no Instagram uma experiência nada agradável. Durante uma relação sexual, o parceiro de Hayley sofreu uma lesão ao entrar em contato com o DIU dela, que havia se deslocado. O impacto foi tão intenso que causou a perda de um pedaço do pênis do homem.
Hayley relembra que sentiu desconforto durante todo o ato sexual, mas só percebeu a gravidade da situação depois de tomar um banho. “Eu sentia dor o tempo todo, mas não imaginava o que realmente tinha acontecido até olhar para ele”, relatou. Ao examinar o parceiro, ela viu que um pedaço de tecido do pênis havia sido arrancado. Além disso, o DIU também causou um corte no colo do útero de Hayley, o que a levou ao hospital para a remoção do dispositivo.
De acordo com um estudo de 2023 realizado nos Estados Unidos, que analisou mais de 300 mil mulheres, menos de 1% delas experimentam lesões decorrentes do deslocamento do DIU. Esse percentual, porém, pode subir para 6% em mulheres que colocam o dispositivo logo após o parto.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) esclarece que, em condições normais, o parceiro não deve sentir o DIU durante o sexo. Se isso ocorrer, há chances de que o dispositivo esteja mal posicionado. O NHS recomenda verificar a posição do DIU com frequência no primeiro mês após sua colocação e, posteriormente, após cada menstruação para garantir que ele permaneça corretamente posicionado.
*Com informações do Metrópoles
CONTINUE LENDO →