A cantora Simone Ribeiro, de 53 anos, enfrentou a perda de visão em um dos seus olhos devido ao uso impróprio de lentes de contato. Ela compartilhou sua história, lembrando como foi uma experiência abrupta e impactante.

Simone percebeu a necessidade de correção visual durante sua vida adulta, mas não estava satisfeita com a aparência de óculos. Assim, optou pelo uso de lentes de contato. No entanto, devido à negligência com a higiene, ela contraiu uma bactéria agressiva em outubro do ano anterior. Ela relata: “Eu dormia com as lentes e mantinha a mesma lente por cinco meses. Aplicava soro fisiológico diretamente nos olhos e não percebia a gravidade desses hábitos.”

Um dia, ao acordar, Simone notou que seu olho direito estava com coloração verde, que logo se tornou branca. Com dificuldade de enxergar, ela buscou ajuda na emergência do Hospital de Base. Lá, um médico alertou que havia o risco de ser necessário substituir seu olho por uma prótese.

O diagnóstico foi uma úlcera de córnea, e ela iniciou um tratamento intensivo de cinco meses com antibióticos personalizados para eliminar a bactéria. Embora a úlcera tenha sido curada, infelizmente, a visão foi perdida.

Simone compartilha sua jornada atual, afirmando: “A úlcera foi completamente tratada, mas agora estou na fila para um transplante de córnea. Infelizmente, a fila avança lentamente, mas mantenho minha fé de que vou conseguir.” A fila de transplante de córneas é a segunda maior do país, com cerca de 25 mil pessoas aguardando. Se um doador compatível for encontrado, ela tem uma chance de 90% de recuperar a visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *