Um menino chinês de 3 anos ficou com piolho nos cílios após brincar na areia e esfregar os olhos. O menino ficou com coceira e secreção nos olhos durante uma semana antes de os pais procurarem o médico. As informações são do site Metrópoles.

O menino tinha uma infestação parasitária no olho direito. Os parasitas foram identificados como piolhos de cabelo em uma análise microscópica. Segundo oftalmologistas, casos como estes são tão raros que não são nem estatisticamente relevantes.

Os pais informaram os médicos que ele tinha o costume de brincar na areia e coçar os olhos em seguida com as mãos ainda sujas. Quando o menino começou a reclamar de coceira, a avó dele decidiu raspar o olho da criança com uma moeda para tentar limpá-lo.

O caso foi publicado no American Journal of Ophthalmology Case Reports em maio. Os médicos responsáveis pelo atendimento do menino descreveram que ele tinha o olho direito vermelho e inchado, mas conseguia enxergar normalmente.

“Piolhos de cabeça e piolhos púbicos podem ocasionalmente causar infestações nos cílios e sobrancelhas, mas os casos são extremamente raros e ocorrem geralmente em crianças”, diz o texto dos médicos.

Para remover as lêndeas e os piolhos, os médicos apararam os cílios do menino e fizeram uma limpeza e desinfecção na margem do olho usando iodo. O tratamento ainda incluiu a aplicação de uma pomada oftalmológica.

O que são piolhos?

Os piolhos são insetos com tamanho que varia entre 2,1 mm a 3,6 mm e costumam se fixar, geralmente, no couro cabeludo. As fêmeas colocam seus ovos (lêndeas) no hospedeiro, e estas estruturas aderem às hastes dos fios e ali ficam presas até nascerem pequenos insetos, iniciando assim a proliferação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *