Um vídeo que mostra uma mulher afirmando que fingiu ser uma pessoa com transtorno do espectro autista para ficar sem máscara de proteção contra a Covid-19 dentro de um shopping no Recife, causou revolta nas redes sociais. O caso aconteceu na quarta-feira (23) e está sendo investigado pela Polícia Civil. As informações são do G1. Assista ao vídeo.

No vídeo, a bióloga Nathasha Borges contou que foi a uma reunião no Shopping RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, e ficou sem máscara “o tempo inteiro”. Ela relatou ainda como enganou um profissional da equipe de segurança do shopping para não precisar colocar a máscara.

A bióloga em outro trecho, afirmou que entrou em uma loja do shopping e novamente fingiu ser uma pessoa com autismo. “‘Moça, a máscara’. Aí, eu disse: ‘Eu sou autista, posso não’. O primeiro fez assim: ‘Você está sozinha?’. E eu disse: ‘Estou procurando a minha mãe, ela foi ali'”.

“Teve uma hora em que o homem veio me perguntar, aquele segurancinha do carrinho fez: ‘Moça, dá para botar a máscara?’, aí eu disse: ‘Venha cá, venha cá. Não, porque eu sou autista'”, disse.

“Pronto, está todo mundo doido, a gente se faz de doido. Pronto. Está tudo certo. Olhe, a solução de um doido é outro doido na porta. Pronto, pronto, resolvido, não usei minha máscara hoje para nada, nem para entrar no tal órgão que eu vim fazer o negócio”, declarou Nathasha no fim vídeo.

Segundo o G1, a profissional não quis se manifestar. Em nota, a Polícia Civil afirmou que “ela será intimada a prestar depoimento na Delegacia de Boa Viagem”, na Zona Sul do Recife.

Foto: Divulgação Redes Sociais

O Shopping RioMar se pronunciou sobre o caso. Por meio de nota, disse que recebeu com perplexidade o vídeo e que atua “sempre pautado pelo respeito, com ações voltadas ao debate sobre inclusão”, além de ter considerado as atitudes da bióloga “lamentáveis sob diversos aspectos”. O local disse ainda que “repudia quem usa de uma causa justa e coletiva para obter vantagens individuais”. Além disso, explicou que o segurança “partiu do pressuposto da boa-fé solicitando a presença de um acompanhante, com uma abordagem educativa, uma vez que não tem poder de polícia”.

A atitude da bióloga causou revolta nas redes sociais. “É deprimente ver uma pessoa usar e debochar do autismo. Sem noção!”, afirmou uma internauta nos comentários da postagem.

“Se usar de um direito que não é seu não é nada engraçado! E ainda gravar? Espera que o processo vem”, comentou outra pessoa. “Como você é capaz de brincar com uma coisa dessas? Ridícula, denunciem a conta!”, disse uma mulher.

Em resposta às inúmeras respostas negativas que recebeu, Nathasha Borges gravou outros vídeos. “Gente do céu, a todos os autistas e suas famílias, eu não sou preconceituosa com nenhum distúrbio, tenho em minha família. Parem de aumentar!!! Quem nunca errou atire a primeira pedra, uma lástima tudo isso. Não dá!!! Todos os stories derrubados. Faltou caridade e interpretação. Não tenho problemas em pedir desculpas, e pediria, se fosse preconceituosa. Não sou!”, disse a bióloga.

Em uma postagem posterior, Nathasha Borges escreveu: “Peço desculpas aos que se sentiram diretamente atingidos, autistas e familiares”.

Foto: Divulgação Instagram
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *