O fóssil de um dinossauro bebê de 70 milhões de anos sem precedentes foi encontrado na China e está ajudando cientistas a entenderem melhor a relação entre os dinossauros e pássaros.

O esqueleto embrionário do dinossauro oviraptorídeo, que foi apelidado de Baby Yingliangde, está enrolado perfeitamente dentro de seu ovo. Um caso raro, já que como são pequenos e frágeis, muito raramente são preservados como fósseis.

“É um espécime incrível … Trabalho com ovos de dinossauro há 25 anos e ainda não vi nada parecido”, disse Darla Zelenitsky, professora associada no departamento de geociências da Universidade de Calgary, no Canadá. A pesquisa foi publicada na revista iScience nesta terça-feira (21).

Foto: Divulgação Cortesia Darla Zelenitsky

“Até agora, pouco se sabia sobre o que acontecia dentro de um ovo de dinossauro antes da eclosão, já que há poucos esqueletos embrionários, principalmente aqueles que estão completos e preservados em uma pose de vida”, disse ela.

O ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e o dinossauro foi estimado em 27 centímetros (11 polegadas) de comprimento da cabeça à cauda. Os pesquisadores acreditam que quando adulto, se tivesse vivido, teria cerca de dois a três metros de comprimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *