Nesta terça-feira (19), o “Fala Brasil” da Record TV assustou os telespectadores após um erro de apuração jornalística. A edição do programa noticiou uma explosão, que na verdade, nunca ocorreu.

O noticiário logo nas primeiras horas da manhã, informou que um gerador de energia teria explodido no Shopping Tamboré, na cidade de Barueri (SP), e deixado sete feridos.

De acordo com informações do site TV Pop, o assunto foi discutido por cerca de cinco minutos. “A princípio seria uma explosão na parte de um gerador, essa ambulância acabou de chegar, uma vítima já está sendo colocada, vítimas com ferimentos na parte do rosto. O fato é que pelo menos sete pessoas feridas nessa grave ocorrência”, disse Uan Hamilton, piloto do helicóptero que sobrevoava o local.

Mariana Godoy e Sergio Aguiar ao acompanharem as imagens aéreas, ainda discutiram possibilidades e o que poderia ter acontecido na explosão “fictícia”. Godoy supôs que as vítimas seriam trabalhadores de shopping, que poderiam estar no subsolo do edifício.

O noticiário ainda informou que quatro vítimas já tinham até sido levadas aos hospitais mais próximos, mas que o número de feridos poderia aumentar, já que os bombeiros e a Defesa Civil posicionaram várias macas.

Veja a cena:

https://twitter.com/ANTI0800/status/1450490604056715264

No entanto, o fato noticiado, se tratava de uma simulação que estava sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros e acabou sendo transmitida na TV aberta como uma tragédia. Cerca de 12 minutos depois, o “Fala Brasil” reconheceu a confusão feita. O caso deu o que falar e a emissora reconheceu o erro ainda ao vivo.

“Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários”, disse o apresentador.

O shopping se manifestou sobre o assunto em comunicado ao NaTelinha, desmentiu as informações da suposta explosão.
“Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas”, disse a empresa. O centro comercial também deixou claro que não havia sido contatado pela emissora: “Não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido”.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

“O Shopping Tamboré informa que hoje, dia 19, houve um simulado interno de incêndio, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros. Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas. Tudo para garantir o máximo de realidade e treinar o socorro em situações de emergência.

O shopping está funcionando normalmente e tudo não passou de um simulado de rotina para garantir segurança aos nossos lojistas, funcionários e clientes. Quanto ao que foi erroneamente veiculado pelo Fala Brasil, na TV Record, não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido. Tão logo a matéria foi exibida, ao vivo, entramos em contato imediatamente para esclarecer os fatos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *