Um homem de 56 anos que não teve a identidade revelada, acabou sendo levado ao pronto socorro após apresentar dor no peito e falta de ar há dois dias. Após fazer uma radiografia e uma tomografia computadorizada do tórax, o paciente e os médicos levaram um baita susto: os exames mostravam um corpo estranho dentro do tecido do coração.

“O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito”, escreveram os especialistas no relato, que foi publicado na revista científica “The New England Journal of Medicine”.

Dias antes de dar entrada no hospital, o homem havia sido submetido a um procedimento chamado cifoplastia, um processo para recolocar o osso no lugar após uma fratura, e geralmente em casos de osteoporose é aplicado cimento ósseo. 

Foto: Divulgação The New England Journal of Medicine

Durante a cirurgia, os médicos encontraram um pedaço de cimento, usado geralmente para os procedimentos de cifoplastia, que media 10 cm de comprimento de 0,2 de diâmetro. O material já estava causando uma embolia no paciente, já que estava impossibilitando a passagem da corrente sanguínea.

O caso ainda não foi publicado como estudo científico, nem avaliado por outros pares especialistas.

“A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *