Um idoso que não teve sua identidade revelada, de 80 anos, morreu após ser infectado com o vírus da raiva humana no estado de Illinois, nos Estados Unidos.
Segundo informações do Departamento de Saúde Pública do Estado em nota divulgada à imprensa, este é o primeiro caso de raiva humana na unidade federativa desde 1954, há 67 anos.
Ainda segundo as autoridades de saúde, em agosto, o idoso acordou com um morcego em seu pescoço. O animal foi testado para averiguar se estava contaminado com o vírus e, o exame deu positivo. Apesar disso, o idoso não quis receber tratamento pós-exposição.
Um mês depois ele começou a apresentar sintomas como dores de cabeça e musculares, dormência nos dedos, além de dificuldades para se locomover e falar.
Especialistas de controle animal encontraram uma “colônia de morcegos” na casa do homem, conforme a nota do Departamento de Saúde Pública de Illinois.
“A raiva [humana] tem a maior taxa de mortalidade dentre todas as doenças. Apesar disso, é possível salvar a vida de quem teve contato com um animal infectado pelo vírus caso tratamento imediato seja realizado”, pontuou Ngozi Ezike, diretor do órgão.
O vírus da raiva atinge o sistema nervoso central, e só há conhecimento de uma pessoa que se recuperou após a manifestação da doença, que sofre, ainda, com sequelas irreversíveis.
CONTINUE LENDO →