Os desafios são conteúdos que rapidamente se popularizam no TikTok, os famosos challenges. Um dos mais assistidos, recentemente também acendeu um alerta.

Milhares de usuários da plataforma gravaram vídeos consumindo suplementos proteicos em pó a seco, em vez de misturar com água ou outro líquido, como é recomendado, no novo desafio da rede social.

Segundo os usuários, fazendo assim, o pré-treino chega mais rápido na corrente sanguínea, otimizando os resultados. No entanto, especialistas fazem um alerta para a prática que pode provocar asfixia, pneumonia, distúrbios cardíacos e outras complicações causadas pelo consumo excessivo de substâncias presentes nos suplementos.

De acordo com pesquisador Nelson Chow, estudante da Universidade de Princeton e estagiário de pesquisa no Cohen Children’s Medical Center, em Nova York, que fez um estudo sobre esse tipo de conteúdo, é importante ficar atento ao impacto deles à saúde dos usuários, especialmente os menores de 18 anos que têm acesso aos vídeos.

“Pode ser difícil para os médicos identificar novas tendências que podem representar riscos à saúde entre os jovens”, disse Chow ao jornal Daily Mail.

Ele analisou cem vídeos do TikTok inscritos com a #preworkout (pré-treino, em inglês), e constatou que desses, 31 mostravam o consumo do pré-treino a seco. Algumas pessoas ingeriram bebidas energéticas ou alcoólicas logo após consumir o suplemento. “Às vezes, investigar plataformas não ortodoxas como o TikTok pode render resultados valiosos”, contou o autor do estudo.

Nelson irá apresentar os resultados da pesquisa durante a Conferência e Exposição Nacional da Academia Americana de Pediatria 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *