Também chamado de sulco nasogeniano, o famoso bigodinho chinês é uma linha de expressão que se forma do nariz, uma de cada lado do rosto, que geralmente começa na base do nariz até o canto da boca e é demarcada nos nossos rostos

Geralmente é desencadeado pela genética e também pela perda natural de gordura do rosto com o passar dos anos. Essa falta de colágeno e de firmeza da pele causa essas pequenas linhas que geram incômodos nas mulheres e costumam aparecer por volta dos 30 anos, mas podem se manifestar bem antes disso. 

Outros fatores como exposição excessiva à luz azul como de aparelhos de tv ou computador, alimentação desequilibrada, efeito sanfona, poluição, tabagismo, também podem contribuir para essa marcação no rosto que pode ficar mais evidente com o passar da idade

Contudo, hoje existem soluções preventivas e tratamentos para quem se incomoda com o problema. 

Prevenção

O principal cuidado para tratar o bigode chinês é focar na rotina de cuidados com a pele. Realizar os três passos básicos da skincare: limpar, hidratar e proteger. 

Evite se expor ao sol sem o uso do protetor solar, que deve ser usado também até naqueles dias mais nublados.

É ideal também manter a elasticidade da pele com cosméticos específicos, mas também por meio da alimentação principalmente os ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), Vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

Além disso, manter uma rotina saudável com exercícios feitos regularmente e evitar fumar podem contribuir para um resultado significativo.

Tratamentos

Dentre os tratamentos podemos citar:

  • Ácido Hialurônico – É um dos mais indicados para o bigode chinês. Ele preenche os sulcos e pode ser aplicado em pontos estratégicos do rosto, promovendo uma tração na pele que a deixa mais linha. 
  • Radiofrequência – Combate a flacidez, marcas e rugas. Consiste em contrações nas fibras elásticas da pele que atenuam as marcas de expressão. 
  • Peelings – Logo no início das marcas, é possível retirar ou amenizar as linhas de expressão por meio de peelings. 
  • Toxina botulínica – A aplicação do botox diminui as marcas da pele. Ele age  relaxando a musculatura e inibindo os estímulos responsáveis pelas expressões.

O ideal, é consultar um dermatologista assim que as primeiras linhas de expressão começarem a surgir para dar início ao melhor tratamento de acordo com o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *