Também conhecido como ácido hidroxiacético, o Ácido glicólico é um ácido orgânico da mesma família ácidos láticos, que facilita a absorção de substâncias na pele e possui ação de radicais livres, além de auxiliar na formação de colágeno. 

O ácido glicólico é conhecido por promover a renovação celular da pele, por meio da descamação e esfoliação da pele. É considerado um esfoliante mais agressivo, sendo preferencialmente indicado em peles mais resistentes e mais claras. O ácido também estimula a produção de colágeno, retardando o envelhecimento precoce. 

Além disso, o ácido diminui a espessura da pele, clareia as manchas, cicatrizes de acne e estrias, além de fechar os poros e melhorar a acne. Bem como, minimiza linhas de expressão, e também controla a oleosidade. O produto pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, de acordo com as orientações médicas.

Como usar

O ácido glicólico pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 10%, mas pode ser preparado em formulações manipuladas. Pode ser usado na forma de peeling, em concentração bem maior e deve ser usado por um profissional, e em forma de géis e cremes também. 

O uso do ácido glicólico é contraindicado para quem tem infecções ativas na pele, como herpes ou infecções bacterianas. Não deve ser usado sob a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras. 

Além disso, o ideal após o uso do produto é evitar se expor ao sol e sempre usar protetor solar de acordo com a orientação do especialista. Pessoas de pele negra devem tomar cuidado, pois podem ter um efeito rebote de hiperpigmentação, que pode manchar a pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *