Um artefato bastante utilizado nas festas juninas é os fogos de artifício. Apesar de serem apreciados por muitas pessoas, o ruído deles assustam os animais de estimação, podendo trazer graves consequências para os pets. Devido à capacidade auditiva deles, o barulho se torna muito mais alto e ensurdecedor. Geralmente, eles ficam estressados, se tornam agressivos, fogem de casa ou tentam se esconder.

Wagner Araújo, médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária, explica como os tutores podem evitar problemas mais sérios. “O mais importante é não levar o pet para o local do barulho. Permaneça em casa e procure um cômodo para ficar com seu gato ou cachorro, fechando portas e janelas para evitar acidentes. Ligar a TV ou colocar música em volume alto é uma boa opção, pois são maneiras de abafar o som dos fogos de artifício. Também organize um espaço seguro e confortável para o animal, colocando almofadas e brinquedos para ele se distrair”.

“Outro detalhe que não pode ser esquecido é que os pets não devem ficar sozinhos no momento da explosão dos fogos de artifício. Os tutores precisam estar presentes para ajudá-los e transmitir segurança. Ao adotar essas medidas, o impacto negativo será reduzido e o bem-estar dos animais de estimação estará garantido”, acrescenta.

Em alguns casos, há a possibilidade do cachorro ou gato tomar remédio para ficar mais calmo. Porém, isso só pode ser feito após um médico veterinário prescrever o medicamento. Em hipótese alguma, o tutor deve medicar o pet antes de uma orientação profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *