Quem não ama ter um animalzinho de estimação? Eles se tornam a alegria da casa e o centro das atenções, desde o primeiro momento que chegam a uma nova família. Os benefícios podem ser bem maiores para as crianças e também para os idosos. 

Com a chegada da terceira idade, a maioria dos idosos começam a desenvolver algumas dificuldades, e ter um pet por perto pode ajudar e muito no desenvolvimento de habilidades básicas diárias. 

Mas antes de escolher um animal de estimação para ajudar algum idoso, é preciso ter em mente quais as necessidades atuais e futuras, e com isso, avaliar qual seria a melhor escolha.

Listamos alguns animais de estimação mais indicados para os idosos. 

Gatos

Foto: Divulgação Freepik

Os gatos são ótimas companhias, especialmente para os idosos. São animais que não requerem muito trabalho em relação aos cuidados, por isso, são muito aconselhados. Com uma personalidade independente, os gatos sabem cuidar de si mesmos, são pets limpos e dificilmente darão dor de cabeça ao dono. 

São ideais para quem tem pouca mobilidade e não pode sair de casa com frequência.

Pássaros

Foto: Divulgação Freepik

Os pássaros são animais indicados principalmente para aqueles idosos que possuem pouca mobilidade e que não podem cuidar de animais que exijam mais esforço na hora do cuidado. Alguns animais nem precisam necessariamente viver em gaiolas, muitas espécies podem viver soltas e mais próximas dos humanos. 

Cachorros

Foto: Divulgação Freepik

Um dos animais mais apaixonantes, os cães são ótimas opções para aqueles idosos que já têm ou querem ter uma vida mais ativa. Muito agitados e enérgicos, esses animais como precisam passear com frequência, permitem que o idoso também faça atividades físicas, só que acompanhado. No entanto, antes de escolher esta opção, deve ter em conta as capacidades físicas da pessoa.

Peixes

Foto: Divulgação Freepik

Os peixes são ótimos animais de estimação para aliviar o estresse e ajudar com a ansiedade. Observá-los dentro de um aquário pode ser extremamente relaxante e prende a atenção. São ótimas companhias, mesmo com a pouca interação,  para aqueles idosos que preferem ficar em casa relaxados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *