Você certamente já se deparou com esta cena: o seu cão cavando algum jardim ou atacando um vaso de plantas para comer a grama. Bem, isso é mais comum do que se imagina.

Muitos são os motivos que levam seu animal de estimação a ter essa atitude. Seus instintos primitivos é o principal deles, já que os pets comem os matinhos e a grama porque estão com algum mal-estar, seja dor de estômago, verminose, gastrite, diarreia, cólicas, alimentação inadequada e outros fatores. 

Ao comer a grama, ela pode facilitar a limpeza de duas formas: já que é rica em fibras, acelera a atividade no intestino e o cãozinho pode expelir a comida que não caiu bem de forma mais rápida. Além disso, a grama pode forçar o vômito, outra forma que ajuda a diminuir o mal-estar.

Alguns animais, no entanto, comem grama não necessariamente quando estão passando mal. Fazem isso simplesmente pelo fato de gostarem mesmo de comer esse “matinho”. A grama é rica em nutrientes, o que ajuda a complementar a alimentação dos animais. 

Mas é preciso ficar atento, pois o seu bichinho pode contrair verminoses. O ideal é que compre sementes em pet shops, próprias para isso, e plante em sua casa. Além disso, é preciso ficar atento a quantidade de gramas que o animal ingerir. Consumir gramas em excesso pode provocar problemas digestivos e respiratórios no seu pet.   

A melhor forma de evitar o mal-estar é manter uma alimentação equilibrada. Por fim, leve sempre seu animal ao veterinário para avaliar sua saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *