Eles são considerados nossos melhores amigos, mas quem tem ou já teve um cachorro sabe o quanto é difícil educar um pet. Ainda mais quando são filhotes. Não importa a raça ou o tamanho, eles goostam mesmo é de pular e brincar. Parece que a energia não tem fim. É comum, na ausência do dono, o cão fazer bagunça, como morder os móveis, sumir com chinelos e sapatos. 

A melhor forma de lidar com um cão bagunceiro ou indisciplinado é estabelecer limites e ensinar a ele o que é certo e errado. E engana-se quem pensa que apenas dar bronca e deixá-lo de castigo adianta. Especialistas em comportamento canino afirmam que os cães não sabem associar a bronca com o fato de terem mordido o pé do sofá, por exemplo. 

Vários estudos mostram que a melhor maneira de educar o cão é oferecendo recompensas positivas. Ou seja, quando ele se comporta bem. Mas como fazer isso? Existem algumas atitudes e sugestões que podem ser aplicadas na rotina de cachorros de qualquer idade. 

Aprenda 4 dicas para educar e mudar o comportamento do seu cão para melhor.

1. Mantenha uma rotina

Crie uma rotina com seu amigo de estimação. Faça as mesmas atividades diariamente nos mesmos horários. Certamente ele vai se acostumar que às 7h é o horário da primeira refeição, além de se adaptar às saídas e chegadas dos moradores da casa. É importante também manter uma rotina de passeios com foco na saúde física e emocional do pet. O exercício vai evitar energia acumulada e refletir em um melhor comportamento dentro de casa. 

2. Evite broncas e punições 

Da mesma forma que antigamente era comum os pais baterem nos filhos ou colocá-los de castigo, e essa atitude se tornou ultrapassada, o mesmo vale para a educação dos cães. De nada adianta amedrontar o cachorro, com brigas e punições. O efeito pode até se revelar ao contrário, deixando-o traumatizado. Vale manter o tom de voz firme, mas sem agressividade, buscando alertar o animal de forma sutil, sem que a confiança e a amizade de cão e dono seja abalada. 

3. Crie recompensas positivas

Quando o assunto é educar cães, boa parte dos especialistas em comportamento canino indicam as chamadas técnicas de reforço positivo. Na prática, significa recompensar seu pet pelo bom comportamento. O método serve tanto para ensiná-lo a fazer as necessidades no local adequado ou treinar truques. Os prêmios podem ser petiscos, brinquedos, ou até mesmo elogios e carinhos. Certamente ele vai entender. 

4. Se o caso for difícil, procure ajuda profissional

Do veterinário ao adestrador, vale a pena procurar ajuda profissional, quando o cão não demonstra aprender facilmente e insiste em repetir o mau comportamento. De dicas de psicologia a tratamentos alternativos com Florais de Bach, por exemplo, existem diversos caminhos para cuidar do emocional do seu amigo. No caso do adestramento, vale buscar boas referências e investir no adestramento positivo. Esse serviço especializado, em alguns casos, é a melhor saída para corrigir atitudes e mudar a mente do seu amigo para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *