Basta as temperaturas ficarem um pouco mais baixas para o nosso corpo sentir a diferença, e as comuns  doenças de inverno, começam a aparecer.

Bem, com os animais não é diferente. É importante redobrar os cuidados nesta época do ano, e não estamos falando somente de roupinhas de frio, mas de precaução e todos os cuidados para evitar que os animais de estimação fiquem doentes, durante a estação mais gelada do ano. 

Listamos 4 doenças mais comuns em cães e gatos nessa época do ano, e como preveni-las: 

1. Gripe Canina

Popularmente conhecida como Tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina, é uma das doenças mais comuns entre os cães no inverno, mas pode acometer a espécie em outras épocas do ano. 

A doença é transmitida por meio de um vírus ou bactéria, quando um cachorro doente entra em contato com um cão saudável. 

Os principais sintomas são: espirros, febre, tosse seca ou com secreção, falta de apetite. 

A doença pode ser prevenida com vacinas intranasais ou injetáveis, além disso, é importante deixar o animal mais isolado para evitar o contágio a outros pets. 

2. Cinomose

Uma outra doença bem comum nesta época do ano é a cinomose. Ela é altamente contagiosa no inverno, já que o vírus se espalha mais facilmente pelo ambiente, e pode deixar sequelas, ou inclusive levar até à morte do animal. 

O risco da doença é alto entre os filhotes, mas os cachorros de qualquer idade, com a imunidade baixa, podem contrair. 

A cinomose pode atingir diversos órgãos e evoluir para alterações do sistema respiratório e até problemas gastrointestinais e neurológicos. Mas é preciso ficar  atento, já que alguns animais não apresentam sintomas. 

Tosse, diarreia, febre, falta de apetite e secreção amarelada nos olhos e no nariz são os sinais mais comuns. O tratamento é à base de antibióticos para evitar outras infecções oportunistas, mas ele apenas aplaca os sintomas. O importante é estar com a vacinação em dias. 

3. Rinotraqueíte

Nos gatos, a doença mais comum é a rinotraqueíte. Mais comum nos filhotes, mas cerca de 80% dos animais são portadores. A doença é transmitida através do contato com outros animais. Dentre os principais sintomas estão:   secreção nasal e ocular, dificuldade de respirar, febre e desidratação.

A prevenção também ocorre por meio da vacina contra o herpesvírus, agente causador da doença. Caso ele apresente algum sinal da doença, evite que ele tenha contato com outros animais. 

4. Artrose

Além das doenças respiratórias, no inverno, doenças relacionadas à ortopedia em cães e gatos, também tem se tornado bem comum. A artrose é a mais comum delas. As cartilagens dos animais sofrem alterações degenerativas e perdem a capacidade de absorver e distribuir impactos, causando dor nas articulações, com dificuldades de locomoção. 

Como é uma doença crônica, os bichanos nunca ficarão curados e poderão precisar de tratamentos para controlar a dor, à base de medicamentos ou até mesmo em sessões de fisioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *